UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A LUDICIDADE E A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Ludicidade. Aprendizagem. Ensino Fundamental. Docência.

Resumo

A ludicidade, compreendida como uma ferramenta didática, e sua importância e relevância em uma perspectiva de aprendizagem significativa são os principais pontos de discussão no presente artigo, o qual objetivou discutir sobre como a ludicidade pode contribuir no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia usada nesse artigo foi a revisão bibliográfica. Concluiu-se que, na etapa dos anos iniciais, as crianças ainda se apropriam das brincadeiras como forma de elucidar o mundo que as cerca. Por meio das atividades lúdicas é possível ter a possibilidade de uma aprendizagem muito mais significativa, que poderá proporcionar à criança a capacidade de desenvolver os fatores cognitivo, psicomotor e social. Para tanto, existe a necessidade de o professor buscar novas formas de trabalhar determinados conteúdos, de forma que a criança aprenda brincando e que esse aprender esteja vinculado ao seu meio social.

Biografia do Autor

Maria Cristina Campos Saraiva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). 

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-Doutorado em Educação. Doutorado em Educação (PUCRS/Brasil). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). 

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Publicado
2025-07-31