SOBRE BARRO, BARROCO E LITERATURA AMERÍNDIA EM ROÇA BARROCA DE JOSELY VIANNA BAPTISTA
Resumo
O estudo propõe uma leitura da obra Roça Barroca (2011), da poeta e tradutora brasileira Josely Vianna Baptista. O livro, dividido entre a tradução de alguns mitos guaranis e poemas de Vianna Baptista, destaca a temática da gênese, da origem e do próprio barroco como movimento e devir. Desse modo, o caráter etnopoético do trabalho da autora, o vínculo da estética barroca com a literatura ameríndia e a perspectiva neobarroca expõem constantes atualizações que a conectam com as discussõespolíticas/estéticas em torno da cultura ameríndia no Brasil contemporâneo. Ao mesmo tempo, a obra também alude à coletividade e indaga sobre o viver junto.
Referências
AGUILAR, Gonzalo. Orígenes de Haroldo de Campos. Disponível em: http://www.lehman.cuny.edu/ciberletras/v01n02/Aguilar.htm. Acesso em 30 de agosto de 2018.
BAPTISTA, Josely Vianna. Roça barroca. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
BROTHERSTON, Gordon. Mitopoética e textualidade: o caso da América indígena. In: BERNARDINI, Aurora. FERREIRA, Jerusa Pires.(Orgs) Mitopoéticas: da Rússia às américas. São Paulo: Humanitas, 2006, p. 117-128.
CAMPOS, Haroldo. BERE’SHITH: a cena da origem e outros estudos de poética bíblica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade: ensaios sobre literatura latino-americana. São Paulo: Perspectiva, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen-matriz: historia del arte y genealogia de la semejanza. In: Ante el tempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Ed. , 2006. p. 83-111.
ESPOSITO, Roberto. Nada em comum. In: Communitas: origen y destino de la comunidad. Buenos Aires: Amorrotu, 2012, p. 21-49.
MONTALDO, Graciela. Estética de lo coletivo. Grumo n. 10, 2013, p. 18-23. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/de3363_fc5f94bb67fa4746a3a40482741fd357.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2018.
SCRAMIM, Susana. Poesia e sobrevivência. In: PEDROSA, Celia. CAMARGO, Maria Lucia de Barros (Orgs.) Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p. 177-192.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).