AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE ORIENTADO PARA O ENSINO ONLINE: CONTRIBUTOS PARA A INOVAÇÃO FORMATIVA

Palavras-chave: Formação docente. Ensino online. Modelo de Formação. Tecnologias Digitais.

Resumo

Com suporte numa revisão sistemática da literatura realizada numa pesquisa anterior (XXXX, 2023), procurou-se identificar e caracterizar modelos de formação de professores/as. Posteriormente, com base nas características desses modelos, concebeu-se uma proposta de um modelo de formação de professores/as para o ensino online, categorizado nas três principais dimensões do modelo TPACK. Nesta pesquisa, pretende-se avaliar o modelo que foi implementado em formato de ação de curta duração. Para a concretização do processo, foi adotada a metodologia de estudo de caso múltiplo, uma vez que foram concebidas duas ações. Como instrumentos de recolha de dados, adotou-se a observação participante, bem como o inquérito por questionário aplicado aos/às docentes após o término das ações. Os resultados evidenciam que o modelo é adequado à concretização da formação de professores/as e à preparação destes/as profissionais para o ensino online, uma vez que proporciona contacto com diversas tecnologias e experiências de aprendizagem alinhadas com a atualidade.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança

Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa, Mestre em TIC na Educação e Formação e Licenciado em Informática de Gestão. Exerce funções de professor adjunto convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (Cieb) do Instituto Politécnico de Bragança.

Piedade Vaz Rebelo, Universidade de Coimbra

Professora auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 1984, com a classificação de 17 valores, e doutora em Psicologia Educacional pela mesma Faculdade, em 2002, com  a  menção  Aprovada  por  unanimidade com  Distinção  e  Louvor. 

Maria Teresa R. Pessôa, Universidade de Coimbra

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalho como docente nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias e lecionado, a nível nacional e internacional, em mestrados e doutoramentos nestas mesmas áreas. Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. 

Vitor Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança

Professor Coordenador na Escola Superior de Educação e sub-coordenador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança. Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Atualmente é Investigador no CIEB – IPB; membro colaborador no grupo de investigação da Universidade de Salamanca “Innovación y Educación Digital”.

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos