APLICATIVOS COMPUTACIONAIS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Autismo. Tecnologias Assistivas. Aprendizado

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e interesses fixos e restritos. O processo de aprendizagem de alunos com TEA pode ser desafiador, mas as Tecnologias Assistivas (TAs) têm sido cada vez mais utilizadas como ferramentas para auxiliar e potencializar esse processo. A Tecnologia da Informação se destaca como uma das áreas que oferecem contribuições. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar por meio de uma revisão de literatura como os aplicativos disponíveis nas plataformas Google Play Store, utilizados em tablet ou smartphone estão sendo utilizados no processo de ensino e aprendizado de crianças com TEA. Foram realizadas duas coletas de dados: uma em bases de dados científicas e outra na plataforma digital Google Play Store. O objetivo foi identificar aplicativos que auxiliem no processo de alfabetização de crianças com TEA. Por fim, foi realizada uma análise minuciosa dos 15 aplicativos selecionados. Foram identificados vários aplicativos educativos baseados em evidências científicas para auxiliar crianças autistas na alfabetização, com idade-alvo de 2 a 8 anos, interface amigável e atividades estruturadas. Além disso, foram encontrados 10 aplicativos similares que visam desenvolver habilidades de comunicação, linguagem e aprendizado em crianças autistas por meio de jogos interativos e atividades educacionais. Esses aplicativos utilizam abordagens lúdicas e elementos visuais para estimular o aprendizado. O uso de aplicativos pode ser uma ferramenta eficaz para o ensino de crianças com TEA, especialmente na alfabetização. Essas ferramentas podem ser adaptadas às necessidades individuais de cada criança, auxiliando no desenvolvimento de suas habilidades comunicativas e inclusão social. No entanto, é importante escolher os aplicativos com cuidado e supervisioná-los adequadamente.

Biografia do Autor

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, TO, Brasil.

Fábio Júnior Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Professor do ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas- Campus Machado Brasil.

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Publicado
2024-01-22