A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA DO BACHAREL DOCENTE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: AS ATIVIDADES DA DOCÊNCIA EM PAUTA

  • Tatiana Rosa Carvalho Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Loriége Pessoa Bitencourt Universidade do Estado de Mato Grosso. – Campus Universitário “Jane Vanini” – Cáceres/MT

Resumo

O presente artigo apresenta recortes da pesquisa de mestrado, que teve como tema central a Pedagogia Universitária, enfatizando a formação e as atividades a serem desenvolvidas na docência. Nessa pesquisa, buscamos verificar como estavam sendo desenvolvidas as atividades na docência universitária de oito bacharéis docentes em Ciências Contábeis (BDCCs), na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini – Cáceres. Utilizamos a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário de caracterização docente e uma entrevista, complementada por nuvens de palavras geradas pelo software NVivo11. Após a análise dos dados percebemos que a atividade de ensino ganha destaque devido à sua obrigatoriedade, e, a seguir, está a extensão, por ser considerada uma prestação de serviços à comunidade. Já a atividade de pesquisa encontra-se periférica devido aos BDCCs não a considerarem uma possibilidade de contribuição para sua Pedagogia Universitária, não permitindo que visualizem ou discutam a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

Biografia do Autor

Tatiana Rosa Carvalho Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Profissional Técnica da Educação Superior da da Universidade do Estado de Mato Grosso. – Campus Universitário “Jane Vanini” – Cáceres/MT. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu – Curso de Mestrado em Educação – da UNEMAT, na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Membro Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Docência (GFORDOC).

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso. – Campus Universitário “Jane Vanini” – Cáceres/MT

Professora Doutora em Educação, professora Efetiva Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. – Campus Universitário “Jane Vanini” – Cáceres/MT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu – Curso de Mestrado em Educação – da UNEMAT, na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Vice coordenadora do PPGEdu (2017-2019). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Docência (GFORDOC).

Publicado
2018-11-23