A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Formação continuada. Prática pedagógica. Tecnologias digitais. Percepções.

Resumo

O presente trabalho visa compreender a importância da formação continuada na (re) construção da identidade profissional do professor de Língua Inglesa no e para o contexto do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. Partindo das concepções acerca da aquisição das linguagens e das identidades como produções socioculturais e cognitivas, objetivando analisar as identidades de professores de inglês das séries finais do Ensino Fundamental em duas escolas estaduais de Gurupi-Tocantins, em relação aos usos de tecnologias digitais. Nesse sentido, socializamos os resultados da referida pesquisa, objetivando colaborar com a discussão acerca da formação docente contemporânea, contribuindo para a reflexão da prática pedagógica em tempos de cibercultura e sua inter-relação com conhecimentos, habilidades e atitudes para atuação de professores no cenário educacional cada vez mais impactado pelo uso de Tecnologias Digitais, fundamentando-se nas teorias de Buzato (2010), Cavalcanti (2006), Moita Lopes (2002), Perrenoud (2002), Ribeiro (2020), dentre outros.

Biografia do Autor

Franqueslane Ferreira de Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutoranda em Linguística e Literatura no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora da Educação Básica do Estado do Tocantins. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) pelo Programa PROFLETRAS. Pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em formação de professores, identidades, tecnologias aplicadas ao contexto educacional.

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em estudos Linguísticos. Professora Associada da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantins, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) e coordenadora do PROFLETRAS (Mestrado Profissional). Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de professores de línguas. Coordena o grupo de pesquisa: GEPALA - Grupo de Estudo e Pesquisa Avançada em Linguística Aplicada (UFNT).

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Publicado
2024-01-22