EDITORIAL

Palavras-chave: .

Resumo

Após mais de 10 anos de implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e em meio a um intenso processo de digitalização e plataformização dos meios de comunicação, este dossiê propõe-se a compreender os ganhos e desafios da transparência pública para o fortalecimento e a sobrevivência da democracia nos tempos atuais.

Biografia do Autor

Ana Claudia Farranha, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006).É Professora Associada II da Faculdade de Direito - Universidade de Brasilia - FD/UnB, desenvolvendo atividades na área de Direito e Gestão Pública. É professora do Programa de Pós Graduação em Direito da UnB - PPGD/UnB. É pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública - CEAG. Tem experiência na área de Ciência Política e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Marco Regulatório e Políticas Públicas; Eqüidade e Estudos de Participação; Política, Direito e Internet. Pesquisadora do Instituto Nacional de Democracia Digital - INCT-DD. Foi Diretora de Eventos da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), biênio 2020-2022. Participou como da Comissão de Juristas para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no pais (2021). Em 2022, fez estágio pós doutoral na University of Oklahoma (OU) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no Instituto de Estudos Sociais e Politicos, no Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ações Afirmativas (UERJ/IESP/GEMAA), com o tema Direito de Acesso à Informação e Questão Racial. Em 2023 (de abril a outubro), exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Estudos e Entendimentos em Acesso à Informação, na Controladoria Geral da União (CGU)

Maria Paula Almada, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA) na linha de comunicação e política. Graduada em Comunicação Social (jornalismo) pela mesma instituição. Realizou estágio-doutoral na School of Public Affairs and Administration, Rutgers University (EUA) sob co-orientação da professora doutora Suzanne Piotrowski. Pesquisadora pós-doc sênior (bolsista CNPq) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Membro dos grupos de pesquisa Comunicação, Internet e Democracia (UFBA); Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (PUC-Rio) e Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (UFPR) . Realizou estágio de pesquisadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho "Governo e Parlamento Digital" da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)

Paula Karini Dias Ferreira Amorim, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e da Comunicação pela Universidade Católica de Brasília e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - campus Palmas - disciplinas de empreendedorismo, tecnologia da informação e comunicação e planejamento estratégico em cursos da área de Gestão. Foi Pró-reitora de Extensão do IFTO. Atualmente é Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO e pesquisadora do INCT-DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital) e professora do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFT).

Referências

.
Publicado
2023-12-12