EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: A CAPOEIRA E O MACULELÊ COMO ELEMENTO METODOLÓGICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Resumo
O presente relato de experiência discorrerá sobre a relevância da capoeira e maculelê como elemento metodológico nas ações pedagógicas, contidas no projeto que aconteceram de julho a setembro, ocorreu numa creche periférica na cidade de Barra do Garças MT. Teve como metodologia a apresentação contextualizada da temática por meio de livros, vídeos, jogos, cantigas. Com o objetivo maior utilizar a capoeira e o maculelê como recurso de ensino da leitura e escrita por meio do tempo, ritmo e espaço. Sendo os específicos: a percepção sobre a diversidade musical brasileira; identificar o uso dos instrumentos musicais na música voltada para capoeira; aprender sobre a musicalidade brasileira (Mato Grosso, Barra do Garças e Afro-brasileira); aproximar os alunos da música brasileira e o explorar o corpo humano como gerador de tempo; ritmo e espaço. Diante disso, os resultados esperados foram alcançados, o avanço no aprendizado, interações e brincadeiras, aconteceram de forma positiva.
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