TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS COMO AÇÃO CURRICULAR

Palavras-chave: Teorias sociais da Educação. Ação curricular. Michael Apple. Ciências Sociais para crianças.

Resumo

O artigo busca desenvolver reflexões sobre o papel da escola, destacando a contribuição de diferentes teorias sociais da educação por meio de uma pesquisa bibliográfica. A trajetória parte da compreensão da escola enquanto espaço de cultura dada por Geertz e, refletindo a escola acerca do conceito de ideologia em Marx, em contraposição a algumas de suas ideias, mostrando o que é educação para Durkheim. Alguns pontos das teorias de Althusser e Bourdieu sobre a escola são apresentados. Terminando em Michael Apple e como ele vê a escola e define a ação curricular. E é a partir disto que surge uma história infantil sobre as ciências sociais para crianças, por compreender a sociologia, antropologia e ciência política como opções relevantes na construção de um currículo que traga contrapontos, por oferecem diferentes leituras de mundo que se complementam e/ou se contrapõem.

Biografia do Autor

Bruna Ribeiro de Oliveira Mendes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando em Educação Escolar (Unesp). Mestre em Educação Escolar (Unesp). Graduada em Ciências Sociais (UEL). Professora na English Joy.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado.IN:_____. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983. (p. 53-107).

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Tradução de Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. (p. 82-194).

BAUMAN, Zygmunt. Sobre Educação e Juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Fundamentos de uma teoria da violência simbólica. IN: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2a edição, Petrópolis: Vozes, 2009. (p. 15-75).

DURKHEIM, Èmile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1975. (Cap. 1 – p. 33-56 / Cap.II – p. 57-74/ Cap. III – p. 75-88).

GEERTZ, Cliford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. IN:_____. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. (p. 45-66).

MANACORDA, Mario Alighiero. A pedagogia marxiana (Parte). IN: _____. Marx e a pedagogia moderna. Trad. Newton Ramos-de-Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. (p.31-114).

MANNHEIM, Karl. Questões teóricas. IN:_____. Introdução a sociologia da educação. 3a ed. São Paulo: Cultrix, 1974. (p. 34-72).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 3a ed.São Paulo: Martins Fontes, 2008. (p. 17-109).

MERÇON, Juliana. Questionando o questionar de um filosofar com crianças.
SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor (Sociologia) Ensino Médio 1ª série. Volume 1. São Paulo, 2014-2017.
Publicado
2023-11-27