TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS COMO AÇÃO CURRICULAR
Resumo
O artigo busca desenvolver reflexões sobre o papel da escola, destacando a contribuição de diferentes teorias sociais da educação por meio de uma pesquisa bibliográfica. A trajetória parte da compreensão da escola enquanto espaço de cultura dada por Geertz e, refletindo a escola acerca do conceito de ideologia em Marx, em contraposição a algumas de suas ideias, mostrando o que é educação para Durkheim. Alguns pontos das teorias de Althusser e Bourdieu sobre a escola são apresentados. Terminando em Michael Apple e como ele vê a escola e define a ação curricular. E é a partir disto que surge uma história infantil sobre as ciências sociais para crianças, por compreender a sociologia, antropologia e ciência política como opções relevantes na construção de um currículo que traga contrapontos, por oferecem diferentes leituras de mundo que se complementam e/ou se contrapõem.
Referências
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Tradução de Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. (p. 82-194).
BAUMAN, Zygmunt. Sobre Educação e Juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Fundamentos de uma teoria da violência simbólica. IN: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2a edição, Petrópolis: Vozes, 2009. (p. 15-75).
DURKHEIM, Èmile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1975. (Cap. 1 – p. 33-56 / Cap.II – p. 57-74/ Cap. III – p. 75-88).
GEERTZ, Cliford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. IN:_____. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. (p. 45-66).
MANACORDA, Mario Alighiero. A pedagogia marxiana (Parte). IN: _____. Marx e a pedagogia moderna. Trad. Newton Ramos-de-Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. (p.31-114).
MANNHEIM, Karl. Questões teóricas. IN:_____. Introdução a sociologia da educação. 3a ed. São Paulo: Cultrix, 1974. (p. 34-72).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 3a ed.São Paulo: Martins Fontes, 2008. (p. 17-109).
MERÇON, Juliana. Questionando o questionar de um filosofar com crianças.
SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor (Sociologia) Ensino Médio 1ª série. Volume 1. São Paulo, 2014-2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).