ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE GURUPI-TO: EDUCAÇÃO SOCIAL A PARTIR DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE
Resumo
Este artigo é resultado de trabalhos realizados em uma extensão curricularizada desenvolvida pelas licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade de Gurupi – UnirG com parceria com o Sistema Socioeducativo - Unidade Semiliberdade no município de Gurupi - TO. Trata-se de uma proposta interdisciplinar na área da Educação Social com o objetivo de promover uma educação holística para os jovens em situação de semiliberdade. Essa iniciativa visava integrar saberes pedagógicos com práticas sociais voltadas para a ressocialização e reinserção desses adolescentes na sociedade. Nesse sentido, este trabalho discute os desafios e as potencialidades dessa experiência, destacando a importância da colaboração entre instituições de ensino superior e órgãos governamentais na promoção de uma educação inclusiva e transformadora. A partir dos diagnósticos e dados coletados, o objetivo é que os cursos da UnirG realizem atividades extensionistas para contribuir com a construção de uma sociedade justa e democrática. As atividades, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, envolvem os adolescentes da Unidade Semiliberdade e evidenciam a relevância do projeto para a cidadania, enquanto os acadêmicos estudam e vivenciam realidades educativas que propiciam uma educação libertadora e crítica fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire.
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