AS REPRESENTAÇÕES DO SER MULHER NA OBRA “UM ÚTERO É DO TAMANHO DE UM PUNHO”, DE ANGÉLICA FREITAS

  • Sabrina Crisóstomo da Silva Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Rosiene Almeida Souza Haetinger Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Mulher. Representações femininas. “Um útero é do tamanho de um punho”. Angélica Freitas.

Resumo

Este estudo busca analisar os poemas “porque uma mulher boa”, “mulher de vermelho” e “mulher depois”, da obra “Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas. As análises têm como objetivo refletir sobre representações do ser mulher presentes nos poemas e compreender como são apresentadas aos leitores. O artigo fundamenta-se em reflexões presentes nos livros “Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir, “Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade”, de Judith Butler e “O que é lugar de fala?”, de Djamila Ribeiro. Dessa forma, teoriza-se acerca da mulher e, em seguida, analisam-se os poemas mencionados. Compreende-se que o livro de Angélica Freitas possibilita a reflexão acerca das representações impostas pela sociedade falocêntrica e binária de forma irônica e crítica, o que contribui para que as mulheres tenham lugar de fala e possam transcender.

Biografia do Autor

Sabrina Crisóstomo da Silva, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduanda de Letras na instituição Centro Universitário Univates. Atualmente é bolsista de iniciação científica e de Iniciação à Docência (PIBID - Português) no Centro Universitário Univates.

Rosiene Almeida Souza Haetinger, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (desde 2017), mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e licenciada em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002). Atualmente é professora da área de literatura da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, poesia, intertextualidade, ensino de literatura e literatura comparada.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. 3. ed. Lajeado: Ed. da Univates, 2015.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

PRIBERAM. Mulher. Priberam dicionário [online]. Disponível em: Acesso em: 24 maio 2018.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. 1. ed. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
Publicado
2019-05-09