PLANEJAMENTO EFICIENTE DO PRÉ-NATAL PARA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO GESTACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Experiência. Pré-natal. Hipertensão Gestacional.

Resumo

Este trabalho constitui um relato de experiência desenvolvido no eixo Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino – PIEPE, foi realizado na Unidade Básica de Saúde, Hiroshi Matsuda, Marabá/PA, que possui altos índices de gestantes com hipertensão. A ação planejada focou na educação das participantes, por intermédio de roda de conversa, as quais puderam relatar suas experiências na gravidez e no atendimento médico, além de tirar dúvidas, seguido por dinâmica acerto das perguntas, estimuladas pelo prêmio de um quite de higiene para o bebê, por fim, a ação foi encerrada com um café da manhã. Portanto, ter a oportunidade de se familiarizar com as gestantes através do projeto, surge como somatório para a futura vida profissional, bem como a construção médica humanista atuante na saúde pública.

Biografia do Autor

João Paulo Costa Alves, Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA)

Mestrando em Letras (pela UNIFESSPA), Especialista em Neuropsicologia (Metropolitana – RJ), Neuropsicopedagogia (Focus-PR). Atualmente professor na Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA).

Isadora Aurélio Borges, Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA)

Acadêmica do Curso de Medicina (FACIMPA).

Catilena Silva Pereira Santana, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre Saúde Ambiental pela Universidade de Taubaté (UNTAU). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Paula Gabrielle Gomes Candido, Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA)

Mestre em Saúde e Tecnologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

COSTA, P.V.D.P. et al. Educação em saúde durante o pré-natal para prevenção e controle da hipertensão gestacional: relato de experiência. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 9, n. 10, pág. e2959108505, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8505. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8505. Acesso em 18/05/2023.
FREIRE, C. M. V; CITÂNIA L. T. Hipertensão Arterial Na Gestação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, vol. 93, nº 6, dezembro de 2009, p. 159–65. DOI.org (Crossref). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0066-782X2009001300017, acesso em 26/06/2023.
Publicado
2024-03-14