HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS ATOS DE FALA

Palavras-chave: Gênero textual. Língua portuguesa. Histórias em Quadrinhos. Atos de fala.

Resumo

O presente trabalho apresenta a evolução das Histórias em Quadrinhos (HQs) desde sua concepção em 1869, inicialmente relegadas ao status de mero entretenimento e passatempo. Contudo, ao longo do tempo, elas conquistaram espaço significativo na esfera social e, de maneira particular, nos contextos educacionais, emergindo como ferramenta de ensino. As HQs constituem um gênero textual versátil, passível de emprego nas salas de aula como recurso pedagógico e didático, engajando os alunos de forma lúdica no processo de aprendizagem da língua portuguesa. Nesse contexto, propomos as HQs como instrumento de ensino para aprofundar a compreensão dos atos de fala, à luz de autores como Silva (2020), Bazerman (2011), Ramos (2017), Rama e Vergueiro (2016), entre outros. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa, de ordem bibliográfica, expondo sequências didáticas para discutir e apresentar respostas à hipótese.

Biografia do Autor

Erisson Jordan Ferreira Fonseca, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Mestrando em Ensino e Formação de Professores  (pela UFAL), Graduado em Letras (pela UNEAL), em História (pela UNIP) e em Filosofia (pela UNIFATECIE). Atualmente é professor da rede municipal de educação de Belém-AL e Centro Educacional Cristo Redentor em Palmeiras dos Índios-AL. 

Jaqueline Maria da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduanda em Letras (pela UNEAL).

Maria Adryelle Souza Cabral, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduanda em Letras (pela UNEAL) e em Enfermagem (pelo CESMAC). 

Referências

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Publicado
2024-06-17
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos