HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS ATOS DE FALA
Resumo
O presente trabalho apresenta a evolução das Histórias em Quadrinhos (HQs) desde sua concepção em 1869, inicialmente relegadas ao status de mero entretenimento e passatempo. Contudo, ao longo do tempo, elas conquistaram espaço significativo na esfera social e, de maneira particular, nos contextos educacionais, emergindo como ferramenta de ensino. As HQs constituem um gênero textual versátil, passível de emprego nas salas de aula como recurso pedagógico e didático, engajando os alunos de forma lúdica no processo de aprendizagem da língua portuguesa. Nesse contexto, propomos as HQs como instrumento de ensino para aprofundar a compreensão dos atos de fala, à luz de autores como Silva (2020), Bazerman (2011), Ramos (2017), Rama e Vergueiro (2016), entre outros. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa, de ordem bibliográfica, expondo sequências didáticas para discutir e apresentar respostas à hipótese.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Editora da PUC/SP. São Paulo: 1999.
CALAZANS, Flávio. Histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
COSTA, M. P. Pragmática: uma visão geral. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
DIAS, Laice Raquel. Gêneros textuais para a produção de textos escritos no livro didático. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, 2012.
FONSECA, Isabel L.; FONSECA, Erisson J. F.; BALBINO, Elizate S. . Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i3.2059. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059. Acesso em: 8 set. 2023.
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
HERÓIS BRAZUCAS: JERÔNIMO, O HERÓI DO SERTÃO! Pau dos Ferros – RN: Senarte Quadrinhos, nº 104, 2022.
HERÓIS BRAZUCAS: PELE DE COBRA. Pau dos Ferros – RN: Senarte Quadrinhos, nº 98, 2021.
HERÓIS BRAZUCAS: RAIO NEGRO. Pau dos Ferros – RN: Senarte Quadrinhos, nº 103, 2022.
LISPECTOR. Clarice. Atenção ao sábado. In: Estadão 2008. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/ricardo-lombardi/acho-que-sabado-e-a-rosa-da-semana/. Acesso em 09 set. 2023
MORAES, Marcelo Marabeli. Humor nas HQs: uma proposta de estudo identitário voltado à reflexão do ensino de língua portuguesa.Revista Escrita, v. 2014, n. 19, 2014 Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23765/23765.PDF. Acesso em 08 set. 2023
NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Palmas - Tocantins, 2012. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/5588. Acesso em 08 set. 2023
ONE PICE. São Paulo: Panini, Volume 01, 2023
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
RAMOS, Paulo. Tiras no ensino - 1. ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
SEARLE, John R. Os actos de fala. Coimbra: Almedina, 1984.
SILVA, Iraci Nobre da. Análise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro dos letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares. 2020.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Das relações possíveis entre tipos na composição de gêneros. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, v. 4, p. 1297-1306, 2007.
ZÉ CARIOCA. São Paulo: Abril, nº 2094, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).