BIOQUÍMICA COM USO DO APRENDIZADO BASEADO EM EQUIPES (ABL) e TRILHA DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Trilha de Aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Equipes. Bioquímica. Enfermagem.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é relatar a avaliação da inserção da adaptação das Trilhas de Aprendizagem interligada ao sistema ABE em uma turma de bioquímica ministrada para o curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins. Esta é uma pesquisa do tipo relato de experiência, em que será relatado as atividades realizadas na disciplina de Bioquímica ofertado pelo curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), as atividades descritas aconteceram entre agosto a dezembro de 2020 (2020/2) no qual foram aplicadas atividades que utilizava o Sistema de Aprendizado Baseado em Equipes (ABL) e a Trilha de Aprendizagem. Os grupos de alunos utilizaram diversas ferramentas, como o Padlet, Instagram, TikTok e podcasts, para compartilhar informações e interagir com o conteúdo. As publicações nas redes sociais e no Padlet obtiveram um bom engajamento, e os estudantes demonstraram-se satisfetiso com uso das metodologias ativas, com a maioria indicando que absorveram melhor os conteúdos com esse método.

Biografia do Autor

Cianny Ximenes Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, Tocantins, Brasil.

Marcia Guelma Santos Belfort, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Patologia das Doenças Tropicais. Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, Tocantins, Brasil.

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Publicado
2024-03-14