RELAÇÕES ENTRE TEXTO, DISCURSO E ENSINO

Palavras-chave: Texto. Discurso. Ensino de língua

Resumo

O texto analisa a relação entre os conceitos de texto e discurso, ressaltando sua importância nos estudos linguísticos. Num primeiro momento, exploramos as definições de texto conforme Beaugrande e Dressler (1981), destacando elementos como coesão, coerência, intencionalidade e intertextualidade. A segunda seção aborda a visão de Dubois e Pêcheux sobre o discurso, diferenciando-o do texto e enfatizando seu papel comunicativo e ideológico. Salientamos como o discurso é influenciado por fatores sociais, históricos e culturais, e ressaltamos o papel do gênero textual na interação entre discurso e texto. Num terceiro momento, considerando a articulação desses conceitos com o ensino, concluímos que a relação entre texto e discurso é complexa e interdependente, e que a discussão gerada a partir do tensionamento entre os conceitos é uma ferramenta valiosa para aprimorar o ensino de língua e as práticas de leitura e escrita.

Biografia do Autor

Emmanuella Farias de Almeida Barros, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com período de Doutorado Sanduíche em Lyon (França) na Université Lumière Lyon 2. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia e em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Isaac Itamar de Melo Costa, Profletras - Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor colaborador do Programa de Mestrado em Letras da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS - UPE). Laureado em Licenciatura em Letras - Português, Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns, Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor Adjunto de Língua Portuguesa na Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Realizou pós-doutorado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na Universidade de Pernambuco (UPE). Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Referências

BENTES, Ana Cristina. Linguística textual. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Cristina. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 245-285.
BEAUGRANDE, Robert. A new introduction to the study of text and discourse: discursivism and ecologism. Published for free use on the Internet. July 2004. Disponível em: http://www.beaugrande.com/new_intro_to_study.htm. Acesso em 25 de maio de 2014.
BEAUGRANDE, Robert; DRESSLER, Wolfgang. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.
CAVALCANTE, Mônica; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Teresina, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.
CAVALCANTE, Mônica M. et al. Dimensões textuais nas perspectivas sociocognitiva e interacional. In: BENTES, Anna Cristina; LEITE, Marli Quadros (org.). Linguística de Texto e análise da conversação: Panoramas das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
COSTA, Isaac; OLIVEIRA, Alex; DORNELES, Elizabeth. Ideologia. In: LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina (org.). Glossário de termos do discurso, 1. ed. ampl. Campinas: Pontes, 2020, p. 139-146.
COSTA VAL, Maria da Graça. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, José Carlos (org.). Língua portuguesa em debate: Conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística Textual: Introdução. – 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins fontes, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: O que é e como se faz?. São Paulo: Parábola editorial, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69) [1969]. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania Mariani et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, p. 61-162.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi. 5 ed. Campinas: UNICAMP, 2014.
SILVA JÚNIOR, Sílvio Nunes. Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico-discursivas com a língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva. Tese (Doutorado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
Publicado
2024-01-15