ANÁLISE DO EIXO DA ORALIDADE NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGARASSU (PE)

Palavras-chave: Currículo de Língua portuguesa. Oralidade. Dimensões ensináveis.

Resumo

Partindo do pressuposto que a oralidade ainda não está no cerne das discussões, se comparada aos demais eixos da língua, este estudo objetiva apresentar uma análise de como esse eixo é contemplado na Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Igarassu (PE). Metodologicamente, trata-se de análise documental a partir do documento norteador das práticas educacionais da rede municipal, investigando as concepções de ensino da oralidade adotadas do documento em questão. Como base teórica, tem-se, dentre outros, os trabalhos de Marcuschi (1997, 2001) e Dolz e Schneuwly (2004). Quanto aos resultados obtidos, afirma-se que a Proposta Curricular do município dialoga com as quatro dimensões de ensino da oralidade proposta por Leal, Brandão e Lima (2012): valorização de textos de tradição oral; variação linguística e relações entre fala e escrita; oralização do texto escrito; e produção e compreensão de gêneros orais.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Melo Pereira da Veiga, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduando em Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Aluno residente do Programa Residência Pedagógica no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no campus Recife, Pernambuco, Brasil.

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) com período sanduíche no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA/Portugal). Fez graduação e mestrado em Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

BAGNO, M. Língua materna. São Paulo: Parábola, 2002.

______. Preconceito Linguístico. 49. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1999.

______. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BUENO, Luzia. Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho efetivo. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v.11, n.1, jan./jun. 2009.

CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de Português. In: SIGNORINI, Inês. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001, p.13-57.

IGARASSU, Secretaria Municipal de Educação. Currículo de Igarassu: Ensino Fundamental/Secretaria Municipal de Educação. Coordenação 1ª edição – Igarassu, 2022, p. 12-144.

LEAL, Telma Ferraz. BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. MELO, Juliana Lima. A oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos? In: GOIS, Siane; LEAL, Telma, F. (Orgs). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 13-35.

LEAL, T. F; GOIS, S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MAGALHÃES, T.G. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN e no PNLD X a prática nos livros didáticos. Rio de Janeiro, RJ. Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Oralidade e Escrita. Signótica, Goiás, v.9, n.1, p.119-145, jan/dez.1997.

______. A oralidade e o ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. In: O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, p.19-32.

______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco "falada". In: A.P. DIONÍSIO; M.A. BEZERRA, In: O livro didático de português: múltiplos olhares. 2ª ed. Rio de Janeiro, Lucerna, 2003, p. 21-34.

______, Beth e CAVALCANTE, Marianne C. B. Formas de observação da oralidade e da escrita em gêneros diversos. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio e DIONISIO, Ângela Paiva (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, p.123-144, 2007.

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Rio de Janeiro: Editora Parábola, 2008.

MARINHO, M. A Língua Portuguesa nos currículos de final de século. In: E.S. BARRETO (org.), Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas/São Paulo, Autores Associados/Fundação Carlos Chagas, 1998, p. 41-90.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. CAVALCANTI, Marianne C.B. Diversidade textual os gêneros na sala de aula. 1ed. 1reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, Jul., 2009.

SOUZA, R. Junqueira. (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004.

SOARES, M.B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Publicado
2024-01-15