AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA HORTA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA, EM ARAGUAÍNA, TOCANTINS
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa da Dissertação de Mestrado do primeiro autor, em Ensino de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de Educação Ambiental (EA) sobre a Horta da escola presente nos Projetos Político Pedagógicos do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína, Tocantins, no período de 2017-2021, e sua relação com a perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi do tipo qualitativa, com análise documental e análise de conteúdo. Como resultados encontramos que as ações de EA ainda são simplistas e precisam ser mais aprofundadas. Sugerimos que os professores transformem as ações em um projeto interdisciplinar de ensino que envolva os professores de todas as áreas.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, Mariana Simões et al. Excesso de peso entre adolescentes em zona rural e a alimentação escolar oferecida. Caderno de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 201-208, abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/sL8Qtbjyk8YWQPw4CPTb3cb/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 16 fev. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade da educação ambiental brasileira. Brasília, 2004.
BRASIL, André de Oliveira Moura; RAMOS, Cleonice de Oliveira; SANTOS, Katiane da Silva. Educação Ambiental na visão dos concluintes da Licenciatura em Biologia da Educação a Distância de um dos Polos da Universidade Federal do Tocantins/Universidade Aberta do Brasil. Revista Sítio Novo, Palmas v. 5, n. 3, p. 114-123, jul./set. 2021. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1027/322. Acesso em: 03 jul. 2021.
BRASIL, André de Oliveira Moura; SCARELI-SANTOS, Claudia. As concepções dos professores do Colégio Rui Barbosa de Araguaína, Tocantins, sobre os temas educação ambiental, interdisciplinaridade e sustentabilidade. Revista Querubim, Niterói, v. 05, n. 45, p. 10-17, out. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/querubim/issue/view/2561/633. Acesso em: 26 nov. 2021.
BRASIL, André de Oliveira Moura; SCARELI-SANTOS, Claudia; SILVA, Patrícia Carneiro da. A Educação Ambiental desenvolvida às margens do rio Lontra: uma análise dos projetos político pedagógicos do Colégio Estadual Rui Barbosa da cidade de Araguaína, TO. Revista Querubim, Niterói, v. 04, p. 18-26, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/querubim/issue/view/2730/794. Acesso em: 07 fev. 2023.
BRASIL, André de Oliveira Moura; SCARELI-SANTOS, Claudia; SILVA, Patrícia Carneiro da. Educação Ambiental no espaço formal de ensino: uma revisão dos projetos políticos pedagógicos do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína (TO). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 232-248, abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14279. Acesso em: 06 ago. 2023.
BRASIL. Lei n.º 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 2, 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 31 jan. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Políticas de Alimentação Escolar/Lorena Gonçalves Chaves Medeiros. 4. ed. atualizada e revisada - Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso; Rede e-Tec Brasil, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2016-pdf/33521-04-disciplinas-de-ft-ae-caderno-12-politicas-alimentacao-escolar-pdf/file. Acesso em: 22 ago. 2023.
BREVE, Michel Anderson; et al. Educação Ambiental e nutricional através da horta escolar no ensino público de São Bernardo do Campo (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 475-496, ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13874/9721. Acesso em: 15 fev. 2023.
CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia Editora, 2010.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental [livro eletrônico]: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez Editora, 2017. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos / Coordenação Selma Garrido Pimenta). Disponível em: https://www.amazon.com.br/Educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-forma%C3%A7%C3%A3o-sujeito-ecol%C3%B3gico/dp/8524919728. Acesso: 21 jun. 2021.
CYPRIANO, Raphael Jonas; ZITO; Adriano Fernando; FONTES, Maria do Carmo; SILVA, Fernando Antônio Pereira da. Revista educação ambiental em foco n. 42, p. 1 a 13, set. 2018.
COSENZA, Angélica; ARAÚJO, Jaqueline Cerqueira; FERRAZ, Mariana Sell de Miranda. O Que fazem As Escolas Que Dizem Fazer/Ter Uma Horta? Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 13, n. 2, p. 90-101, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/28264/26099. Acesso em: 06 fev. 2023.
CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 3, n. 1, p. 42-60, abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21103/12577. Acesso em: 06 fev. 2023.
CRIBB, Lucia de Souza Pinto. Educação Ambiental através da horta escolar: algumas possibilidades. Educação Ambiental em Ação, v. 62, n. 1, p. 1-11, jan. 2018. Disponível em: https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2984. Acesso em: 06 ago. 2023.
CRUZ, Silvana. Educação Ambiental e o Projeto Político-Pedagógico: Em Busca da Sustentabilidade Ambiental. Periódico Eletrônico “Fórum Ambiental da Alta Paulista”, São Paulo, v. 7, n. 6, p. 921-933, nov. 2011. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/169/168. Acesso em: 14 fev. 2023.
ENO, Élen Gomes de Jesus; LUNA, Renata Raimundo de; LIMA, Renato Abreu. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, p. 248-253, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/19538/pdf. Acesso em: 06 ago. 2023.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. São Paulo: Papirus, 2004.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LIMA, Samila Bezerra; OLIVEIRA, Alessandro Lemos de. Educação Ambiental e cidadania por meio da educação formal. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 6, p. 420-439, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13884. Acesso em: 06 ago. 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MELO, Lucélia Granja de. A importância da Educação Ambiental no ambiente escolar. In: EcoDebate. ISSN 2446-9394, mar. 2017. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2017/03/14/ importancia-da-educacao-ambiental-noambiente-escolar-artigo-de-lucelia-granja-de-mello. Acesso em: 15 fev. 2023.
NASCIMENTO, Priscila Thais Bezerra do; MENDES, Tamires Gabryele de Lima;
BEZERRA, Jaelson de Melo; ANDRADE, Christianne Farias de Fonseca. Educação
Ambiental e projetos interdisciplinares: um olhar sob os anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Meio Ambiente, Corrente, v. 2, n. 1, p. 18-26, mai./ago. 2018. Disponível em:
https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/56/13. Acesso em: 15 fev. 2020.
OLIVEIRA, Fabiane; PEREIRA, Emmanuelle; PEREIRA JÚNIOR, Antônio. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 10-31, jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2546. Acesso em: 06 ago. 2023.
PINTO, Heloísa Costa; ARAÚJO, Fábio Resende de; NASCIMENTO, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do. Aceitabilidade de preparações com vegetais produzidos em horta escolar na alimentação de estudantes. In: PIOVESAN, Natiéli; VIERA, Vanessa Bordin. (Org.) Fundamentos da nutrição: vol. 2 [recurso eletrônico]. 1. ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2017, p. 8-24. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/aceitabilidade-de-preparacoes-com-vegetais-produzidos-em-horta-escolar-na-alimentacao-de-estudantes>. Acesso em: 16 fev. 2023.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA. Araguaína, 2017. 141 p.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA. Araguaína, 2018. 65 p.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA. Araguaína, 2019. 52 p.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA. Araguaína, 2020. 56 p.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA. Araguaína, 2021. 56 p.
QUEIROZ, Antônia Marcia Duarte; BARBOSA, Daniela Mendes; PIRES, Karoline; COSTA, Leandra Belarmino da; SOARES, Amadeus Vieira. Horta no espaço escolar: práticas para a alimentação saudável e conservação ambiental, no Colégio Estadual Jardim Paulista em Araguaína-TO. Desafios-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, v. 7, n. Especial-2, p. 97-99, abr. 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/8893/16680. Acesso em: 07 fev. 2023.
ROSSINI, Cleusa Maria; CENCI, Daniel Rubens. Interdisciplinaridade e educação ambiental: um diálogo sustentável. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 3, p. 1733-1746, set./dez. 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/830/406. Acesso em: 15 fev. 2023.
SANTOS, Hermeson Carlos dos. Plantas medicinais na escola: estratégia para trabalhar etnobotânica com alunos de ensino médio. 2023, 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49767/5/TCC%20Hermeson%20Carlos%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.
SANTOS, Ronielson Alves dos. Sustentabilidade: a horta escolar como estratégia de educação ambiental. 2019, 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. Disponível em: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12651. Acesso em: 15 fev. 2023.
SAUVÉ, Lucie. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa 1. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 6, n. 10, p. 72-102, jul./dez. 1997. Disponível em: https://docplayer.com.br/53673841-Educacao-ambiental-e-desenvolvimento-sustentavel-uma-analise-complexa-1-lucie-sauve.html. Acesso em: 04 nov. 2020.
SCARELI-SANTOS, Claudia; CARVALHO, Raquel dos Santos; POMPERMAYER, Edison Fernando; BARROS, Elaine Franciely dos Santos. Educação ambiental no ensino fundamental: o que os professores ensinam e como os alunos percebem o ambiente. Revista Querubim, Niterói, v. 1 n. 27, p. 99-106, out. 2015. Disponível em: http://www.revistaquerubim.uff.br/images/arquivos/zzquerubim_27_v_1.pdf. Acesso em: 04 fev. 2021.
SILVA, Andressa Hennig; CUNHA, Daniele Estivalete; GASPARY, Eliana; MOURA, Gilnei Luiz de; FIGUEIRA, Kristina Kielling; HÖRBE, Tatiane de Andrade Neves. Análise de conteúdo: fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Conhecimento interativo, São José dos Pinhais, v. 11, n. 1, p. 168-184, jan./jun. 2017. Disponível em:
http://app.fiepr.org.br/revistacientifica/index.php/conhecimentointerativo/article/view/223/221. Acesso em: 06 ago. 2023.
SILVA, Glaziele Campbell da; NASCIMENTO, Aline Alves do; REIS, Maria José Ferreira dos; MELO, Amélia Pessôa de; FIGUEIRA, Gilberto da Silva; COUTO, Cristiane Fernandes. Arte e horta: ferramentas de educação ambiental e alimentar para alunos do Ensino Fundamental. In: SILVA, Américo Junior Nunes da; VIEIRA, André Ricardo Lucas. (Orgs.). Atuação do estado e da sociedade civil na educação. [recurso eletrônico]. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2022. p. 80-96. Disponível em:
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/atuacao-do-estado-e-da-sociedade-civil-na-educacao. Acesso em: 06 ago. 2023.
SILVA, Jocieli Aparecida; GRZEBIELUKA, Douglas. Educação Ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 14, n. 3, p. 76-101, set-dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/download/18693/pdf/92860. Acesso em: 07 fev. 2023.
SILVA, Mayara Micaelle Della Costa; GREGÓRIO, Eric Liberato. Avaliação da composição nutricional dos cardápios da alimentação escolar das escolas da rede municipal de Taquaraçu de Minas-MG. HU Revista, Juiz de Fora, v. 37, n. 3, set. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1734/584. Acesso em: 16 fev. 2023.
STEFANELLO, Leiliane Erminia da Silva et al. Horta escolar como ferramenta pedagógica e interdisciplinar de educação ambiental numa escola estadual de Araputanga-MT. In: SILVA, Maria Elanny Damasceno. (Org.) Meio ambiente, recursos hídricos e saneamento ambiental 2 [recurso eletrônico]. 1. ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020, p. 1-12. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/horta-escolar-como-ferramenta-pedagogica-e-interdisciplinar-de-educacao-ambiental-numa-escola-estadual-de-araputanga-mt. Acesso em: 15 fev. 2023.
TEO; Carla Rosane Paz Arruda; CORRÊA, Elizabeth Nappi; GALLINA, Luciara Souza; FRANSOZ, Cibeli. Programa nacional de alimentação escolar: adesão, aceitação e condições de distribuição de alimentação na escola. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, v. 34, n. 3, p. 165-85, dez. 2009. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/files/revistas_publicacoes/259.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
TRIENTINI, Maria Fernanda; LOBO, Marina Coutinho; ALVES, Bruno Rodrigues; MARQUES, Rosebelly Nunes. Plantar e aprender com responsabilidade social e ambiental: transformando o acolhimento institucional. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, p. 371-380, mar. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2706. Acesso em: 15 fev. 2023.
TRIVELLATO, José; TRIVELLATO, Sílvia; MOTOKANE, Marcelo; LISBOA, Júlio
Foschini; KANTOR, Carlos. Ciências - Natureza e Cotidiano. 8º Ano, FTD, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).