CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS

Palavras-chave: Aprendizagem. Tecnologia. Softwares. Educação.

Resumo

Essa revisão de literatura investiga a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem por meio dos softwares educacionais. Com o rápido avanço das TICs, o cenário educacional tem passado por transformações significativas, oferecendo novas oportunidades para melhorar a qualidade da educação. Os softwares educacionais, especificamente projetados para apoiar os processos de ensino e aprendizagem, têm desempenhado um papel importante nessa transformação. O estudo examina como os softwares educacionais, impulsionados pelas TICs, têm influenciado o ensino e a aprendizagem em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o ensino superior. Os recursos tecnológicos fornecem recursos interativos, simulações, jogos educacionais e outras ferramentas que promovem a participação ativa dos alunos, estimulando o interesse e a motivação para aprender. Em suma, as TICs e os softwares educacionais têm o potencial de transformar o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo novas possibilidades e aprimorando a experiência educacional.

Biografia do Autor

Milian Pereira Santana Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Química (UFT).  Graduada em Ciências Biológica (UniRV). Professora na Educação Básica no Estado Tocantins.  

Juliana Cristina Holzbach, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Química (UNESP). Mestre em Química (UNESP). Graduada em Química (UNIOESTE). Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Douglas Azevedo Castro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Matemática Aplicada (UNICAMP). Mestre em Matemática (UFG). Graduado em Matemática (UFG). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-01-22