FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UM NOVO PENSAR

Palavras-chave: Formação docente. Interdisciplinaridade. Enfrentamento da fragmentação.

Resumo

A partir da necessidade de repensar os modelos de formação docente ainda vigentes, vislumbra-se uma formação que enfrenta a fragmentação do conhecimento e a literatura aponta para novos estudos com base na interdisciplinaridade por reconhecê-la como uma perspectiva que busca um novo sentido do ser. O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas contribuições da interdisciplinaridade para a formação continuada docente. O delineamento metodológico pauta-se pela abordagem qualitativa, fundamentada no estudo bibliográfico. Assim, a formação docente fundamentada na interdisciplinaridade se apresenta como caminho para superar a fragmentação do conhecimento, baseando-se numa nova visão em que a formação se constitui num dos lócus propícios para ousar e para aprender a construir trabalhos colaborativos e baseados no respeito mútuo, sendo o indivíduo o centro do processo de ensino-aprendizagem. Emerge, dessa forma, a necessidade de maiores aprofundamentos sobre os fundamentos da interdisciplinaridade para que equívocos e inconsistências acerca de seu conceito sejam superados.

Biografia do Autor

Luciane Sena da Cunha Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica, pela UNIARA/SP e Especialização em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pela UNIFASB/BA. Graduada em Pedagogia Docência e Gestão de Processos Educativos, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/BA. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Professora Titular e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Professora na graduação, Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.

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Publicado
2023-10-25