REFLEXÕES SOBRE A NOVA BNCC E AS TEORIAS CURRICULARES

Palavras-chave: BNCC. Teorias de Currículo. Aprendizagem Significativa. Educação Emancipatória.

Resumo

Tendo em vista que recentemente o Brasil viveu um período de reformas políticas muito significativas, incluindo na área da educação, como a Reforma do Ensino Médio e a implantação de uma Base Nacional Comum Curricular, imposta em todo o território nacional, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre as teorias de currículo, e os possíveis impactos na adoção de um currículo único para o vasto e diverso território brasileiro. A pesquisa será qualitativa, do tipo bibliográfica, levando em consideração o materialismo histórico dialético desenvolvido por Karl Marx, pois as reflexões são feitas tendo como base o contexto histórico e o momento político singular que o país vem vivendo desde as conturbadas eleições de 2014, será adotada também a Análise de Discurso da Escola Francesa. Os resultados da pesquisa apontam que a nova BNCC, fortemente defendida pelo empresariado brasileiro, fomenta a teoria tradicional de currículo, sendo, portanto, um instrumento de manutenção da hegemonia, uma vez que não dialoga com a luta para a superação das desigualdades sociais, tão marcantes na nossa sociedade.

Biografia do Autor

Joice Pereira Soares, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Licenciada em Letras-Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Língua Portuguesa e Gestão Escolar. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica – IFFar..

Letícia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Letras Português-Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente Professora EBTT do Instituto Federal Farroupilha. 

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Publicado
2024-01-22