PANORAMA DO TPACK NAS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA

Palavras-chave: TPACK. Ensino de Física. Tecnologia. Metodologias Ativas.

Resumo

Nos últimos anos, tem havido um amplo debate no campo educacional sobre como utilizar as tecnologias e as metodologias ativas de ensino. Com o avanço da sociedade e a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse debate se intensificou, especialmente no ensino de física. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, disponíveis na plataforma da CAPES, utilizando os descritores "Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo" (TPACK) e "Conhecimento Tecnológico Didático do Conteúdo” (CTDC), com aplicação de filtros necessários para buscar estudos relacionados a ciências, tecnologias e metodologias ativas. Os resultados revelaram que poucos estudos abordam essas temáticas de forma integrada, limitando-se principalmente a avaliar a eficácia de softwares, jogos, metodologias e ferramentas no contexto do ensino tecnológico. Há, portanto, a necessidade de uma abordagem aprofundada que integre diferentes elementos pedagógicos para a construção do conhecimento científico por meio da tecnologia de forma mais autêntica

Biografia do Autor

Lucas Eduardo de Siqueira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e em Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor permanente no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Arilson Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e em Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado
2024-06-17
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos