PANORAMA DO TPACK NAS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Nos últimos anos, tem havido um amplo debate no campo educacional sobre como utilizar as tecnologias e as metodologias ativas de ensino. Com o avanço da sociedade e a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse debate se intensificou, especialmente no ensino de física. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, disponíveis na plataforma da CAPES, utilizando os descritores "Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo" (TPACK) e "Conhecimento Tecnológico Didático do Conteúdo” (CTDC), com aplicação de filtros necessários para buscar estudos relacionados a ciências, tecnologias e metodologias ativas. Os resultados revelaram que poucos estudos abordam essas temáticas de forma integrada, limitando-se principalmente a avaliar a eficácia de softwares, jogos, metodologias e ferramentas no contexto do ensino tecnológico. Há, portanto, a necessidade de uma abordagem aprofundada que integre diferentes elementos pedagógicos para a construção do conhecimento científico por meio da tecnologia de forma mais autêntica
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.
BEDIN, E.; CLEOPHAS, M. G. An investigative study on teachers' level of expertise on the triad science-pedagogy-technology: evaluating Chemistry classrooms during the pandemic. Ciência & Educação (Bauru), v. 28, 2022. https://doi.org/10.1590/1516-731320220038
BEDIN, E.; MARQUES, M. S.; CLEOPHAS, M. G. Research on the Content, Technological, and Pedagogical Knowledge (TPACK) of Chemistry Teachers During Remote Teaching in the Pandemic in the Light of Students’ Perceptions. Journal of Information Technology Education: Research, v. 22, p. 001-024, 2023. https://doi.org/10.28945/5063
BERVIAN, P. V. Processo de investigação-formação-ação docente: uma perspectiva de constituição do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo. Tese (Doutorado) - Curso de Educação nas Ciências, Univ. Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2019.
BRASIL. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016.
CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK-Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11, 2017.
CRUZ, S. R. M. A formação para o desenvolvimento de competências digitais: uma análise dos programas de pós-graduação em educação à luz do TPACK. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2021.
DOS SANTOS, H. L. Uma investigação com o uso do tpack no ensino de ciências: análise de um vídeo educacional sobre as estações do ano. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020.
DRAEGER, D. I. Conhecimento pedagógico tecnológico de conteúdo (tpack) de professores de ciências da natureza do ensino médio frente ao contexto pandêmico. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Para A Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( Bauru ), São Paulo, 2021.
GALVAO, C. T. L. Laboratórios remotos no ensino de física: compreensões de professores e licenciandos. 2021. 1 v. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, 2021.
HOFER, M.; HARRIS, J. Differentiating TPACK development: Using learning activity types with inservice and preservice teachers. In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2010. p. 3857-3864.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas: Papirus, 2007.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 08, p. 58-71, 1998.
KOEHLER, M.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)?. Contemporary issues in technology and teacher education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009. https://www.learntechlib.org/primary/p/29544/
LEMOS, T. O. Possibilidades de uso do scratch no ensino médio em tempo integral profissional da superintendência regional de ensino de Uberaba. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Fed. de Educ., Ciênc. e Tecn. do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, 2021.
LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34, 2010.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108, 1017-1054, 2006.
NASCIMENTO, L. M. C. T. Letramentos digitais docentes: uma proposta para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018.
OLIVEIRA, D. C. M. de. Tecnologias digitais de informação e comunicação (tdic) na prática pedagógica de uma professora de ciências dos anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado) - Curso de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
OLIVEIRA, M. M. Conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo na formação de professores na educação científica e tecnológica. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Cientifica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2017.
PRENSKY, M. R. From digital natives to digital wisdom: Hopeful essays for 21st century learning. Corwin Press, 2012.
ROGERS, E. M. Lessons for guidelines from the diffusion of innovations. The Joint Commission journal on quality improvement, v. 21, n. 7, p. 324-328, 1995
ROLANDO, L. G. R. Um exame da percepção de professores de Biologia acerca de suas bases de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. 149 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) -Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
SANTOS, L. R. dos. O ensino de ciências e a formação de professores: uma investigação sobre o uso das TIC no contexto de duas escolas públicas da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino e História das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do Abc, São Paulo, 2017.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SILVA, A. S.; SIQUEIRA, L. E.; BEDIN, E. Base conceitual do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo de professores de ciências exatas. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, Brasil, v. 1, 136-151, 2021.
SOUZA, A. H. S. Integrando Tecnologias para o Ensino de Ciênicas: como formar licenciandos para o século 21? Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino em Biociências e Saúde, Fundacao Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, 2018.
TEIXEIRA, L. C. M. Percepções sobre a prática docente e sentimentos dos professores de ciências e matemática durante a pandemia: uma análise à luz do TPACK. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2021.
TRAESEL, N. M.; TRAESEL, N. M. Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação nas Ciências, Univ. Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).