DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS - UNITINS A UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT, REMINISCÊNCIAS DO CÂMPUS DE ARRAIAS

  • Neila Nunes de Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Mauricio Alves da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Carlos Roberto Ludwig Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O presente texto se propõe a discutir sobre eventos que fizeram com que o Campus de Arraias da Universidade Estadual do Tocantins fosse transformado em um dos sete campi da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa que ora se apresenta remonta os idos de 1990 aos anos 2000. Fazer um detour, sobre em que condições funcionava a Unitins, dez campus e a Escola Agrícola de Natividade, no município de Natividade, transforma em realidade a UFT. O município de Arraias, objeto deste estudo data do século XVIII, nos anos de 1730 a 1740, com a descoberta do ouro em um lugar denominado Chapada dos Negros, para lá migraram senhores e escravos, que dá origem a cidade, sendo afastado por volta de 13 km de onde se localiza a cidade atualmente. Arraias dista 413 km da capital Palmas, praticamente a mesma distância, são 427 km, está localizada a capital Federal do País, ou seja, Brasília, estradas pavimentadas. Mas não foi sempre assim, para chegar a capital do Estado no tempo das águas, sim porque eram duas estações bem definidas, era difícil pela lama, no tempo da seca era a terra. As balsas para atravessar os rios Manoel Alves e Palmas, causavam medo, sobretudo, pela precariedade das embarcações. A sustentação em Kosik (1976) da mudança da realidade de modo revolucionário “só porque e só na medida em que nós mesmos produzimos a realidade, e na medida em que saibamos que a realidade é produzida por nós.” (p. 18).

Palavras-chave: Unitins; UFT; Arraias.

 

Biografia do Autor

Neila Nunes de Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação - Universidade de Brasília - UnB, (Políticas Públicas) 2017. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2000). Graduação em Pedagogia - Universidade Católica de Pelotas - RS (1991). É professora efetiva da Fundação Universidade Federal do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, avaliação institucional/educação superior; política e formação de professores; sala de aula; educação pública; educação no campo, educação básica/ensino médio e Banco Mundial.

Mauricio Alves da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1994), Especialista em Cartografia pela UFMT (1996), Mestre em Engenharia Civil na área de Cadastro Técnico Multifinalitário pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999), Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2013). Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional, Cursos de Geografia - Licenciatura e Bacharelado.

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Letras- Português, Inglês e Literaturas e Letras - Português, Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente em Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa, Estudos da Tradução, Ensino de Línguas, Documentação em Língua de Sinais e Estudos da Língua Brasileira de Sinais, Cultura e Educação de Surdos. 

 

 

Publicado
2018-12-07