COMPLEXIDADE E DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA: SETE SABERES NECESSÁRIOS PARA O CHATGPT
Resumo
Este trabalho é uma discussão teórica e crítica acerca da tecnologia de linguagem, ChatGPT, que pode conversar em tempo real com o usuário, criando textos estruturados e, por isso, tem intrigado os profissionais da educação. Tem-se por objetivo analisar como o ChatGPT pode ser utilizado na educação à luz da concepção crítica da complexidade, retratada nos sete saberes propostos por Edgar Morin. Como síntese desse diálogo, destaca-se três premissas relevantes: a inserção dessa ferramenta na educação requer uma abordagem crítico-reflexiva, considerando os desafios globais e a necessidade de mudança nas interações humanas; os problemas do ChatGPT refletem problemas humanos reais; não se deve atribuir ao ChatGPT habilidades humanas como a crítica, o diálogo, a criatividade e as relações sociais. É urgente expandir essas reflexões para uma inserção gradual e qualitativa de Inteligência Artificial (IA) na educação, promovendo uma mudança paradigmática, não se limitando à introdução de novas tecnologias, mas buscando criar modelos mentais, comportamentais e organizacionais novos, capazes de gerar soluções criativas e eficazes para os desafios dos novos tempos, bem como dos processos de ensino e de aprendizagem.
Referências
BRASIL, Ministério da Ciência-Tecnologia e Inovações. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/arquivosinteligenciaartificial/ebia-diagramacao_4-979_2021.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
BRASIL. Lei no 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Brasília: 2023. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=14533&ano=2023&ato=f52MTQE10MZpWT790. Acesso em: 19 fev. 2023.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004. v. 2.
MATOS DE SOUZA, Rodrigo. Rizoma Deleuze-Guattariano: representação, conceito e algumas aproximações com a educação. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), n. 18, p. 234–259, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4546. Acesso em: 18 jun. 2023.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma Educacional Emergente: Implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em aberto, Brasília, v. 70, p. 57–69, 1996.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 1. ed. São Paulo: Instituto Piaget, 1991.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
OPENAI. ChatGPT-3. 2023. Disponível em: https://chat.openai.com/chat. Acesso em: 19 fev. 2023.
PRIZE, Nobel. All Nobel Prizes, 2023. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobel-prizes/. Acesso em 19 Jun. 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).