ENSINO DE ARTE NA ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL E NOVOS MODOS DE VER A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Palavras-chave: Ensino de Arte. Ensino formal. Teoria Histórico-cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do ensino de Arte no ensino formal. O texto procura demonstrar que a apropriação do conhecimento Arte pelos alunos pode ser importante na promoção e acesso as potencialidades criadoras humanas. Nos estruturamos na perspectiva da Teoria Histórico-cultural, onde a arte é reconhecida como um conhecimento produzido historicamente pela humanidade e que, portanto, precisa ser transmitido sistemática e intencionalmente no ensino escolar. Na escola, a atividade intencional direcionada ao objeto leva o estudante a se apropriar deste, possibilitando a objetivação em novos produtos de sua atividade. A apropriação do conhecimento Arte permite o desenvolvimento da humanidade dos alunos, tornando evidente seu potencial social de transformação. O ensino de Arte auxilia na objetivação e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Neste trabalho, contudo, nossa ênfase recaiu sobre a imaginação e a criatividade, por serem conceitos recorrentes no ensino de Arte na escola.

Biografia do Autor

Jhon Maykel Fernandes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Mídias na Educação (UFG) Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Sandra Valéria Limonta, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFG.

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-Doutorado em Tecnologias de Investigação pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal. Mestrado e Doutorado na área de Educação. Tem Pós-Graduação lato sensu em Administração Escolar. Licenciado em Matemática e Pedagogia e Bacharel em Administração. Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFG. 

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Publicado
2023-11-09