MOBILIZANDO OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Mobilização. Jogo Esportivo. Protagonismo. Participação.

Resumo

A Educação Física tem como peculiaridade a interação corporal, podendo proporcionar relações de aproximação ou distanciamento dos estudantes com as aulas. Com base nisso, este artigo teve como objetivo analisar as relações dos estudantes do Ensino Médio com os saberes deste componente, em uma experiência de ensino que abordou os jogos esportivos. A pesquisa de natureza qualitativa, foi caracterizada pela pesquisa-ação. Participaram do estudo 22 alunos, de uma 2ª série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário e realização de rodas de conversa. Os resultados encontrados evidenciaram que, inicialmente, mais da metade dos alunos não participavam das aulas de Educação Física mas, após o desenvolvimento de uma dinâmica mobilizadora de ensino, eles construíram coletivamente um jogo esportivo envolvendo toda a turma, aumentando significativamente o engajamento com os saberes produzidos nas aulas.

Biografia do Autor

Mario Celso Corrêa Júnior, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre em Educação no Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica (UNESP/Bauru). Coordenador de Gestão Pedagógica da Rede Estadual de São Paulo.

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Docente do Departamento de Educação Física (UNESP/Bauru) e do Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica.

Referências

ARAÚJO, Samuel Nascimento de; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. Sobre a monocultura esportiva no ensino da educação física na escola. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.50175. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50175. Acesso em: 2 jan. 2023.

BRANDOLIN, Fabio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antônio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista de Educação Física UEM, v. 26, n. 4, p. 601-610, 4º trim., 2015.

BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho-CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005 ... Diário Oficial da União, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terceira versão. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.

CARRANO, Paulo. Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência. Revista teias, v. 12, n. 26, p. 16, 2011. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24209. Acesso em: 2 jan. 2023.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, Bernard. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva, v. 20, p. 17-34, 2002.

CHARLOT, Bernard. A mobilização no exercício da profissão docente. Revista
Contemporânea de Educação. v.7, n.13, p.9-25, 2012. Disponível em:
http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/vi
ew/170/148. Acesso em: 2 jan. 2023.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.

DAYRELL, Juarez. Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.

FABRI, Eliane Isabel; ROSSI, Fernanda; FERREIRA, Lilian Aparecida. Episódios marcantes das aulas de Educação Física: valorizando as experiências dos alunos por meio de narrativas. Movimento, Revista da Escola de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 583-596, abr./jun., 2016.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. A Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo. Sentidos e significados da educação física para os alunos do IFMT – Campus São Vicente: a pesquisa-ação como forma de construção coletiva de conhecimentos. 2018. 723 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos (orgs). Educação Física no Ensino Médio: reflexões e práticas exitosas. Cuiabá-MT, EdUFMT Digital, 2020, p. 89-104.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SILVA, Arivan Salustiano da. Vamos falar de interdisciplinaridade? A nutrição e o teatro nas aulas de Educação Física e Língua Portuguesa. In: KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos (orgs). Educação Física no Ensino Médio: reflexões e práticas exitosas. Cuiabá-MT, EdUFMT Digital, 2020, p. 89-104.

KRAWCZYK, Nora et al. O ensino médio no Brasil. 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/bitstream/handle/11465/1140/1763.pdf?sequence=1. Acesso em: 2 jan. 2023.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.

LINS, Edison Cardoso; JACOMELI, Mara Regina Martins. Ensino Médio: a dualidade histórica e a legislação educacional brasileira do século XX. VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “História, Sociedade e Educação no Brasil, v. 7, 2006. Disponível em: https://histedbrnovo.fe.unicamp.br/pf-histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/E/Edison%20Cardoso%20Lins.pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.

MARTINS, Carlos Henrique dos Santos; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação (UFSM), Santa Maria, p. 43-56, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910. Acesso em: 11 mar. 2023.

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo; LELIS, Isabel Alice Oswaldo Monteiro. Cenários do Ensino Médio no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, n. 89, p. 821-842, 2015. Disponível em: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/765. Acesso em: 2 jan. 2023.

NOSELLA, Paolo. Ensino médio: unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, p. 121-142, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478-rbedu-20-60-0121.pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.

OLIVEIRA, Paulo Roberto Garcez. A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal. 2011. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.

REVERDITO, Riller Silva. et al. Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a Prática, Goiânia, v.11, n.1, p.37-45, jan./jul. 2008.

SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres. Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Revista Pensar a Prática, vol. 11.1, p. 17-26, jan./jul. 2008. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1298/3615. Acesso em: 2 jan. 2023.

SANTOS, Verônica Freitas dos et al. Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 4, p. 539-553, dez. 2014.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; educação física, ensino médio, 2ª série – São Paulo: SE, 2014.

SILVA, Ana Paula Vasconcelos da; CAETANO, Angélica. A capoeira nas aulas de Educação Física: construindo possibilidades no ensino médio. In: KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos (orgs). Educação Física no Ensino Médio: reflexões e práticas exitosas. Cuiabá-MT, EdUFMT Digital, 2020, p. 105-125.

VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de formação RBCE, 1(1), p. 25-42, 2009.

VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. 2014. 294 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/122255. Acesso em: 2 jan. 2023.
Publicado
2024-08-12
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos