FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: BALANÇO DE UMA DÉCADA (2007-2017)

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Formação de Professores. Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo se consubstancia a partir da reflexão crítica dos resultados parciais da pesquisa interinstitucional “Interlocuções entre educação em direitos humanos, currículo e formação de professores”, cujo objetivo consiste em analisar o cenário da produção científica na área de Educação em Direitos Humanos e as possíveis interlocuções desta área com os campos de Currículo e Formação de professores, no período de 2007 a 2017. Assim, a partir do recorte no ensino fundamental, este artigo busca indagar: o que se produz no cenário nacional sobre formação de professores e Educação em Direitos Humanos? Como objetivo geral buscou-se desenvolver uma análise sobre o cenário da produção científica na área de Formação de Professores e Educação em Direitos Humanos, no período de 2007 a 2017. Os resultados alcançados sinalizam que a formação inicial e continuada se traduz como um importante marco formativo para os docentes efetivarem práticas pedagógicas centrada na educação em direitos humanos.

Biografia do Autor

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Pedagogia (pela UEFS), Doutora em Educação (pela UFBA). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). 

Aida Maria Monteiro Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Pedagogia (pela UFPE), Doutorado em Educação (pela USP), Pós-doutorado (pela Universidade do Porto). Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e  Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

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Publicado
2023-06-16