GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DO ENSINO-APRENDIZAGEM AOS PROCESSOS DE ENSINAGEM
Resumo
O artigo estuda o processo de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Administração de uma Universidade do Tocantins, tem como objetivo diagnosticar os desafios de professores e alunos para a construção do processo de ensinagem. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa que permitiu aplicar dois questionários a um grupo de 16 docentes e de 47 discentes. Os resultados e análises permitiram verificar que os professores dizem que não há dificuldades para se estabelecer um processo de ensinagem, mas, os alunos discordam. O maior desafio para estabelecer um processo de ensinagem é o professor perceber as necessidades formativas dos alunos que precisam interagir com os docentes, seus pares e assumir responsabilidades com suas aprendizagens. Concluiu-se, que um processo de ensinagem precisa que o professor modifique suas atitudes tradicionalistas, para se adequar aos novos tempos e exigências do ensino e aprendizagem e os alunos entendam que são protagonistas dos seus aprendizados.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).