MAKING OF DE UMA VIDEOAULA: NARRATIVA DE UMA CRIAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Formação de Professores. Técnica Didática. Ensino Remoto. COVID-19. Narrativa.

Resumo

O trabalho docente é permeado por atividades diversas, sendo uma delas, a criação de estratégias pedagógicas. Dentre os recursos didáticos mais utilizados está a aula expositiva e essa foi modificada em função da pandemia COVID-19 com uso de tecnologias digitais. Esse artigo tem abordagem qualitativa e a metodologia usada é a pesquisa narrativa. O objetivo é analisar a experiência de uma professora que transformou suas aulas de power point em videoaulas para promover seu exercício profissional durante o ensino remoto.  O processo de elaboração do novo formato foi lento e progressivo, devido à falta de letramento digital. Por meio de visitas a memórias do passado, foi possível refletir sobre a repercussão de tal experiência em ações laborais futuras e na própria formação pedagógica da docente. Ao findar a narrativa, ela se descobre diferente e percebe pontos positivos no seu ser docente, gestados no período da pandemia.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira dos Santos Vaz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduada em Enfermagem (pela UFTM) e em Pedagogia (pela UFSCar). Mestra em Ciências da Saúde e em Educação (pela UFTM) e doutoranda em Educação (pela UFTM). Docente do Centro de Educação Profissional (CEFORES/UFTM) em Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil: #pátriavacinada. [Brasília, DF: MS], [2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger. Acesso em: 15 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 07 abr. 2023.

CHIECHER, Analía Claudia; FICCO, Cecilia Rita; BERSÍA, Paola Belén; VALENZUELA, Jonathan Luna. Estratégias de aprendizagem na virtualidade imposta pela pandemia: contribuições para o desenho de contextos de aprendizagem na fase pós-pandemia. Sapienza: Revista Internacional de Estudos Interdisciplinares. São Paulo, v. 4, n. 1, p. e23005, 2023. Disponível em: https://journals.sapienzaeditorial.com/index.php/SIJIS/article/view/606. Acesso em: 7 abr. 2023.

CLANDININ, D. Jean. CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras. Vitória da Conquista, BA, v. 13, n. 1, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 8 abr. 2023.

MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Escritório Regional para as Américas. Histórico da pandemia de COVID-19. Brasília, DF; OPAS, [2020?]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/COVID19/historico-da-pandemia-COVID-19. Acesso em: 20 mar. 2023.

PRATA-LINHARES, Martha Maria; CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão; LOPES Júnior, Derson da Silva; ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina. Social distancing effects on the teaching systems and teacher education programmes in Brazil: reinventing without distorting teaching. Journal of Education for Teaching, Oxfordshire, Inglaterra, v. 46, n. 4, p. 554-564, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02607476.2020.1800406. Acesso em: 20 mar. 2023.

REUTER BRAUN, Jan Raphael; FIALHO, Franciso Antônio Pereira; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Aplicações da criatividade na educação brasileira. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 575-593, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8417. Acesso em: 7 abr. 2023.

SIMAS, Vanessa França; PRADO, Guilherme Do Val Toledo; SEGOVIA, Jesús Domingo. Tornar-se professora: o saber da experiência na pesquisa narrativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Salvador, v. 4, n. 12, p. 991-1004, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5289/pdf. Acesso em 05 abr. 2023.

SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, Bragança Paulista, SP, v. 33, n. 2, p. 149-158. 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 8 abr. 2023.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução João Batista Kreuch. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VILELA, Elaine Gomes; BORREGO, Cristhiane Lopes; AZEVEDO, Adriana Barroso. Pesquisa Narrativa: uma proposta metodológica a partir da experiência. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP, v.6, n. 12, p. 75-84, 2021. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8129. Acesso em 05 abr. 2023.
Publicado
2024-06-17
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos