RELAÇÕES COM O SABER/UNIVERSIDADE: PERSPECTIVAS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFT-ARAGUAÍNA

  • Bruna da Silva Cardoso Universidade Federal do Tocantins
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo investigou relações de acadêmicos do Curso de História, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, com o saber e a universidade. Para isso selecionou questionamentos de atividades autoavaliativas respondidas pelos estudantes em quatro disciplinas. Ao dialogar com Bernard Charlot foram problematizadas perspectivas dos graduandos sobre estudar e aprender. O ato de estudar foi entendido como algo natural e, em alguns casos, como uma atividade que envolve dedicação, disciplina e organização. Mostrou que nem sempre os estudantes entendem que para aprender é preciso ter atividade intelectual. Estudar para ter uma profissão e um emprego, aprender para se tornar alguém melhor e transformar o meio em que vivem, foram relações com o saber que emergiram dos relatos. Assim, a pesquisa ressaltou a importância de compreender a relação dos estudantes com o curso superior, com a universidade, com os professores e com os saberes necessários à formação docente.

Biografia do Autor

Bruna da Silva Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em História e Mestra em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tocantins, Brasil. Professora Substituta do Colegiado de História da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. 

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora do Colegiado de História da UFT-Araguaína e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult/UFT). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tocantins, Brasil. 

 

 

Publicado
2018-12-07