RELAÇÕES COM O SABER/UNIVERSIDADE: PERSPECTIVAS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFT-ARAGUAÍNA
Resumo
Este artigo investigou relações de acadêmicos do Curso de História, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, com o saber e a universidade. Para isso selecionou questionamentos de atividades autoavaliativas respondidas pelos estudantes em quatro disciplinas. Ao dialogar com Bernard Charlot foram problematizadas perspectivas dos graduandos sobre estudar e aprender. O ato de estudar foi entendido como algo natural e, em alguns casos, como uma atividade que envolve dedicação, disciplina e organização. Mostrou que nem sempre os estudantes entendem que para aprender é preciso ter atividade intelectual. Estudar para ter uma profissão e um emprego, aprender para se tornar alguém melhor e transformar o meio em que vivem, foram relações com o saber que emergiram dos relatos. Assim, a pesquisa ressaltou a importância de compreender a relação dos estudantes com o curso superior, com a universidade, com os professores e com os saberes necessários à formação docente.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).