A TRANSFORMAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ITINERÁRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA

Palavras-chave: Educação e Ensino. Modificações do Livro Didático. Novo Ensino Médio.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a transformação do livro didático (LD), com foco no Itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (ICNT). Caracterizando como uma pesquisa de cunho bibliográfica e documental. Observa-se que antes da aprovação da BNCC (2018), os LD apresentavam os conteúdos estruturados por disciplinas em volume seriado, ao passo que o novo ensino médio (EM) propõe a indissociabilidade entre os conteúdos das ciências Biologia, Física e Química. Aferimos que as modificações no LD para o novo EM, sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2021) apresentam um quadro limitado de conteúdos, na comparação àqueles aprovados pelo (PNLD, 2018), o que pode ocasionar impacto futuro na formação dos estudantes na educação básica.         

Biografia do Autor

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Ciências – Biologia e Química (pela UFAM), Mestre em Ensino (pela UERN). Atualmente é Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, do(a) Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA.

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Ciências Biológica (pela URCA), Mestra em Ensino (pela UERN). Atualmente é professora efetiva na rede estadual de ensino no Estado do Rio Grande do Norte (pela 15ª DIREC).

Kytéria Sabina Lopes de Figueredo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduada em Química (pela UERN) Mestra e Doutora em Química (pela UFRN). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Membro do Núcleo Docente Estruturante e Coordenadora do curso de Ciência e Tecnologia no Campus Pau dos Ferros/ UFERSA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas GPIECE.

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Publicado
2024-06-17
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos