A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFG ÁGUAS LINDAS

Palavras-chave: Formação docente. Educação em direitos humanos. Licenciatura. Ciências Biológicas.

Resumo

O artigo visa refletir sobre a formação de docentes em direitos humanos, a partir da experiência da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação em Direitos Humanos, ofertada pela primeira vez no segundo semestre de 2022 no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFG Águas Lindas. A metodologia deste trabalho envolveu pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo, pautada na observação participante, entrevista e aplicação de questionários. Concluiu-se que a disciplina, embora não tenha trabalhado todos os conteúdos propostos, contribuiu para a formação de docentes como sujeitos de direitos cientes da sua importância na promoção da cultura dos direitos humanos na escola, ao contar com o apoio da cultura institucional do curso e de metodologia sintonizada com pressupostos da educação em direitos humanos.

Biografia do Autor

Maraisa Bezerra Lessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), campus Águas Lindas. 

Filliph Lucena da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus Águas Lindas. 

Referências

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Publicado
2023-06-16