RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Pesquisa. Extensão. Interdisciplinaridade

Resumo

A construção desse relato de experiência diz respeito à importância que a Universidade tem frente à realidade social que a circunda. O escrito tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas e desenvolvidas por um Grupo de Pesquisa e Extensão com inserção na região agreste do Estado de Pernambuco, no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior, no curso de Direito, entre os anos de 2015 e 2017. As projeções trazidas nestes Projetos consideraram a extensão universitária como sendo um espaço capaz de dimensionar os saberes e práticas no âmbito do Ensino e da Pesquisa; adequada à construção de vínculos políticos, sociais e acadêmicos com os mais diversos sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Alex Bruno Feitoza Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (CCJ-PPGD/UFPE), sob a Linha de Pesquisa "Justiça e Direitos Humanos na América Latina". Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH-CAC/UFPE), vinculado a Linha de Pesquisa "Democracia, Educação em Direitos Humanos e Cidadania". Especialista em Filosofia e Teoria do Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduado em Direito, Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip).

Referências

CARDOSO, Fernando da Silva. Interfaces da pesquisa sobre direitos humanos em produções científicas na Área da Educação em Direitos Humanos – ANDEPH (2009 E 2012). In: Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 2, n. 3. p. 15-33, jul/dez.2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES SOBRE DIREITOS HUMANOS. Relatório Final de Produtividade e Atividade. Disponível em: < https://dd8487b1-2c6f-4902-8a8b-0ccfe8b9868c.filesusr.com/ugd/617060_dad7ae376d9b46c18eff4df8f7d658b6.pdf> Acesso em: 23 mar. 2023.

LAGE, Allene. Educação e movimentos sociais: caminhos para a pedagogia de luta. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013.

MENDONÇA, Roberta Rayza da Silva de; MAGALHÃES, Alex Bruno Feitoza. Interdisciplinaridade e Educação em Direitos Humanos: Notas Epistemológicas. In: Anais do III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. Educação, Movimentos Sociais e Direitos Humanos: epistemologias subversivas. Disponível em: < http://https//drive.google.com/file/d/1blLnKtEFbSO497TFa9EHLjKqulrwUAbI/view> Acesso em: 23 mar. 2023.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; NEVES, Yára Pereira da Costa. A escola como espaço dos direitos humanos. In: RIBEIRO, Maria Rejane; RIBEIRO, Getúlio (org.). Educação em Direitos Humanos e Diversidade: diálogos interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2012.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

TAVARES, Celma. Educar em Direitos Humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Cap. 3. p. 487-504.
Publicado
2023-06-16