FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES: PRINCÍPIOS, CONCEITOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS

Palavras-chave: Formação Continuada. Políticas Públicas. Professores.

Resumo

O presente artigo intitulado “Formação continuada em serviço de professores: princípios, conceitos e desafios das políticas” faz uma reflexão acerca do percurso das políticas públicas para a formação de professores nas últimas décadas no Brasil. O objetivo geral consistiu em analisar os desafios para a efetivação das políticas públicas de formação de professores nas últimas décadas. Para isso, apresentou-se um breve percurso histórico de formação da profissão docente, discutiu-se as políticas públicas de formação continuada e a reconceitualização da formação de professores em serviço, bem como, os desafios das recentes políticas educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus impactos na formação docente.Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. As discussões foram subsidiadas por Gatti e Barreto (2009), Gatti (2008; 2009; 2013; 2019), Imbernon (2009; 2010), Nóvoa (2009a; 2009b; 2019), Libaneo (2012), Mororó (2018), Vasconcellos (2010), Minayo (2009) e Costa, Farias e Souza (2020), e outros, os quais embasam as discussões acerca da trajetória da formação docente no Brasil.   

Biografia do Autor

Patrícia Magalhães Teixeira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Intervenção Educativa e Social (UNEB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual do Rio do Antônio.

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutorado pelo Programa Bachillerato en Ciencias y Humanidades pela Universidad de Santiago de Chile. Pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia  (PPGEduC). Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI). Professora Permanente, orientadora e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI).

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Publicado
2024-04-22