OS PELOTÕES DE SAÚDE DE SANTA CATARINA E OS IMPRESSOS NA LUTA CONTRA A “INCIVILIDADE”
Resumo
Este estudo faz uma incursão pela história da educação no estado de Santa Catarina no período de 1941 a 1953. Trata especificamente das práticas higienistas escolarizadas dos pelotões de saúde, que eram associações escolares implementadas dentro das escolas do estado e possuíam um caráter assistencialista. Durante o percurso estudado, algumas práticas se associaram ao discurso médico para compor seu campo de atuação contra a “incivilidade” que abrangia o país. Contribuindo com essas práticas, os pelotões de saúde mantinham como aliados os impressos, jornais escolares, ilustrações entre outros para legitimar seu campo de atuação. Tais práticas se configuraram como importantes estratégias higienistas na alfabetização das crianças, que de certa forma, aprenderam uma nova linguagem fundamentada no discurso científico.
Palavras-chave: Pelotão de Saúde; Impressos; Jornal Escolar; Higiene.
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