DANÇAS CIRCULARES E LUDICIDADE EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

  • Joanna Carneiro UFBA
  • Cristina D'Ávila UFBA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências formativas com 363 participantes, na faixa etária compreendida entre 6-84 anos, em 23 rodas de danças circulares, em contextos universitários de duas Instituições de Ensino Superior (pública e privada), realizadas no período de 2016-2017. As técnicas utilizadas consistiram na realização de aulas tendo conteúdos básicos referentes às simbologias presentes nas danças circulares. Os participantes relataram emoções relacionadas à paz, alegria, tranquilidade, leveza, amor, felicidade e relaxamento. Nessas experiências, pode-se perceber, então, que as danças circulares foram sentidas como instrumentos de integração, celebração e autoconhecimento. Desse modo, foi possível compreender a importância de se desenvolver em contextos universitários uma didática que envolva a arte, voltada para a ênfase no movimento, na construção do sentido da vida, de modo sensível, mediante o contato com a dimensão emocional, dada pelo corpo.

Palavras-chave: Danças circulares; Ludicidade; Saber sensível; Formação; Emoções.

Biografia do Autor

Joanna Carneiro, UFBA

Doutora e mestre em Educação (UFBA – FACED); Especialista em psicopedagogia clínica; Graduação em psicologia (UFBA – FFCH). Atualmente é diretora, psicóloga e psicopedagoga clínica da Interação e professora de danças circulares.

Cristina D'Ávila, UFBA

Pós-doutora pela Université Sorbonne, Paris-Descartes e também pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de formação docente; Doutora e mestre em Educação (UFBA – FACED); Graduação em pedagogia (UFBA – FACED). Atualmente é professora associada da UFBA.

Publicado
2019-03-01
Seção
Relatos de Experiência