PÁGINAS MORDIDAS – A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NAS MÃOS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

Palavras-chave: Bebês. Crianças Pequenas. Educação Infantil. Leitura. Livro.

Resumo

O presente artigo busca elucidar, por meio do diálogo entre diferentes referenciais teóricos, sobre o direito dos bebês e crianças pequenas à cultura letrada a partir dos livros, sobretudo de literatura infantil. Direito que perpassa, primeiramente, a compreensão de que bebês e crianças pequenas leem o mundo e, consequentemente, os livros, de um modo próprio, singular, diferente do adulto, diferente do leitor consolidado. Em segundo lugar, o direito que perpassa pela compreensão de que as vivências linguísticas são fundamentais para o momento presente, sem visar um vir a ser, a alfabetização, potencializando o que é ser bebê e criança pequena. E o direito que deve garantir não apenas o acesso, mas, sobretudo, as experiências linguístico-literárias para todas as crianças e bebês que compõem a sociedade, contribuindo sobremodo com sua constituição enquanto sujeito leitor do mundo e da palavra.

Biografia do Autor

Giane Aparecida Sales da Silva Mota, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutoranda UFSCar/Sorocaba. Doutora em Educação (UNISO). Mestre em Estudos Literários (UNESP). Pesquisadora do grupo CRIEI- UFSCar campus Sorocaba. 

Gillian Taveira Moraes Ichiama, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Especialista em Educação Bilíngue (Singularidades). Pesquisadora do grupo CRIEI- UFSCar campus Sorocaba. 

Referências

ANDRUETTO, Maria Teresa. A leitura, outra revolução. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

ARIÈS, Phillipe. História social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. S.P: Pulo do Gato,2012

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcos Vinicius Mazzari. 2ª edição. São Paulo: Ed. 34, 2009.

BITTENS, Cássia Maria Rita Vianna. O universo literário ao alcance daqueles que ainda não leem: tendências contemporâneas da literatura para bebês. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP,2018.

BONNAFÉ, Marie. Los libros, eso es bueno para los bebés (Ensayo). Espanha: Océano exprés, 2008.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COOKE, Trish. Tanto, tanto! São Paulo: Ed Ática, 2019.

DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na educação infantil. São Paulo: Paulus, 2006.

FOCHI, Paulo. Afinal, o que fazem os bebês no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de Bebês em um Contexto de Vida Coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LARROSA, Jorge. La experiência de la lectura – Estudios sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.

LOPES, María Emilia. Un mundo abierto: Cultura y primera infancia.Buenos Aires:CERLALC, 2018.

LOPES, María Emilia. Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso. Brasília: MEC/SEB, 2016. Coleção “Leitura e escrita na educação infantil”, v. 5.

LOPES, María Emilia. Leiturar. Revista Emília, São Paulo, mar. 2022. Disponível em: https://emilia.org.br/leiturar/. Acesso em: 04 abr. 2022.

MATTOS, M. Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre olhar, corpo e voz. Trabalho apresentado na 36a Reunião Anual da ANPEd (Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no GT Educação de Crianças de 0 a 06 anos. Goiânia: 2013.

PARRA, Evelio Cabreja. A leitura na primeira infância é fundamental. [Entrevista concedida a] Elisa Meirelles. Revista Escola, São Paulo, set. 2015.

RAMOS, Tacyana K. Gomes; ROSA, Ester C. de Sousa. Participação de bebês em práticas de leitura e contação de histórias na creche. In: Anais do 17º Congresso De Leitura Do Brasil. Campinas: ALB, 2009.

REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In.: FRADE, Isabel C. A. da S.; BREGUNCI, Maria das G. de C.; VAL, Maria da G. F. da C. (orgs.) Glossário Ceale. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

RUBIANO ALBORNOZ, Elisabel. Palabras que nutren y arrullan. Avances del proyecto disposición lectora para bebes. Educere, vol. 19, núm. 62, pp. 193-201, abr. 2015,.

SALUTO, Nazareth. Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo.
Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Numa Editora, 2020.

SOARES, Magda. A escolarização da leitura literária. In: EVANGELISTA, Brandão; MACHADO, Maria Zelia Versiani (orgs). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica: 2006. pp. 17-48.

TEBET, Gabriela. Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

TUSSI, Rita de C.; RÖSING, Tânia. Programa bebelendo: uma intervenção precoce de leitura. São Paulo: Global, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Publicado
2023-05-16