O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

Palavras-chave: Ludicidade. Ensino e Aprendizagem. Ferramenta Pedagógica.

Resumo

O estudo buscou uma reflexão com a seguinte problemática: de que maneira o lúdico pode ser empregado na construção da aprendizagem nas séries iniciais? Refere-se ao lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem nas séries iniciais, tem como objetivo geral:  compreender o lúdico enquanto ferramenta pedagógica facilitadora da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, concluiu-se que as atividades lúdicas são excelentes recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem, despertam o desejo pelo saber, a sede de aprender, ainda, possibilitam a formação integral da criança, pois o aluno ao brincar criar suas próprias teorias, conceitos e alarga e melhora as relações sociais. Quanto aos jogos, são recursos pedagógicos de grande relevância, pois de forma lúdica, oportunizam aos alunos a despertarem o interesse pelos conteúdos abordados nas unidades curriculares, ainda, favorecem aspectos fundamentais para o processo de aprendizagem significativa, desenvolvendo a atenção, concentração, socialização, construção da autonomia, do raciocínio e criticidade, além de possibilitar compartilhar e cooperar.

Biografia do Autor

Joyce Sousa Medrado, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pedagoga (Unitins). 

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra pesquisadora em Educação, Doutoranda  em  Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Bolsista CAPES doutorado sanduiche em Portugal.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora Pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-01-22