O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

Palavras-chave: Ludicidade. Ensino e Aprendizagem. Ferramenta Educacional

Resumo

O presente estudo buscou uma reflexão com a seguinte problemática: De que maneira o lúdico pode ser empregado na construção da aprendizagem nas séries iniciais? Refere-se ao lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem nas séries iniciais, tem como objetivo geral:  compreender o lúdico enquanto ferramenta pedagógica facilitadora da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: conceituar lúdico e atividades lúdicas; apresentar os significados das atividades lúdicas no processo ensino aprendizagem; discutir sobre os jogos como ferramenta didática aliada ao processo ensino e aprendizagem. Pretendeu-se destacar o caráter do lúdico como ferramenta educacional no ensino e aprendizagem nas séries iniciais, assim, buscou-se subsídios para elaborar essa pesquisa, que foram encontrados em autores como: Negrine(1994); Antunes (2000; 2004), Freire (1976), Kishimoto (2000), e tantos outros que enfatizaram as suas compreensões e contribuições envolvendo as suas teorias acerca da ludicidade.   Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, concluiu-se que as atividades lúdicas são excelentes recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem, despertam o desejo pelo saber, a sede de aprender, ainda, possibilitam a formação integral da criança, pois o aluno ao brincar criar suas próprias teorias, conceitos e alarga e melhora as relações sociais, o que é muito importante para o seu crescimento pessoal e social. Quanto aos jogos, são recursos pedagógicos de grande relevância, pois de forma lúdica, oportunizam aos alunos a despertarem o interesse pelos conteúdos abordados nas unidades curriculares, ainda, favorecem aspectos fundamentais para o processo de aprendizagem significativa, desenvolvendo a atenção, concentração, socialização, construção da autonomia, do raciocínio e criticidade, além de possibilitar compartilhar e cooperar.

Biografia do Autor

Joyce Sousa Medrado, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pedagoga (Unitins - câmpus Araguatins). 

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista CAPES doutorado sanduiche em Portugal. Professora pesquisadora na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação  (UEPA/PA).  Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM/RS). Mestre em Educação (UNESP/SP). Professora  na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-01-22