A INVESTIGAÇÃO DO PERFIL DOS ALUNOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR

  • Fabio Nascimento Sandes UFT
  • Daniela Silva Costa Campos UFT

Resumo

A superação da dissociação entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico deve ser um objetivo permanente nos cursos de licenciatura. O presente estudo apresenta a adequação de uma metodologia própria do campo da Psicologia pelo professor de Língua Inglesa I, no curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Tocantins/Porto Nacional. Após o resultado de uma avaliação em que se verificou baixo índice de aprendizagem pelos alunos, o professor, junto à professora de Psicologia do curso, elaborou um questionário de verificação do perfil dos alunos, com vistas a verificar a quantidade e qualidade de leitura realizada, a motivação e/ou fatores envolvidos na realização (ou não) das leituras e o parâmetro de leitura considerado “ideal”. Os dados obtidos ampliaram o conhecimento do professor de Língua Inglesa acerca dos fatores sociais e psicológicos envolvidos no processo de aprendizagem e indicaram a necessidade de uma adaptação metodológica e avaliativa, na perspectiva multimodal.

Palavras-chave: Ensino Superior; Psicologia; Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Fabio Nascimento Sandes, UFT

Professor do Curso de Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional. Licenciado em Letras Modernas (2012) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (2015) pela mesma Universidade. Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura da UFT, campus de Araguaína.  É pesquisador no grupo de pesquisa "Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia", coordenado pelos professores Walkyria Monte Mór e Lynn Mario Menezes de Souza, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, da Universidade de São Paulo (USP/CNPq). Possui especial interesse pelas seguintes temáticas: ensino e aprendizagem de línguas, novos letramentos, role-playing games, avaliação da aprendizagem escolar em Língua inglesa, Linguística Aplicada, Internacionalização. Trabalhou como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Vitória da Conquista (IFBA), atuando com as disciplinas de Inglês e Inglês técnico-instrumental nos níveis médio, técnico e superior (2015-2016). Atualmente, é coordenador do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA), vinculado ao curso de Letras da UFT, coordenador do Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI) de Língua Inglesa da UFT e coordenador do programa Idiomas sem Fronteiras da UFT, designado pela portaria de 22 de fevereiro de 2018.

Daniela Silva Costa Campos, UFT

Professora do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997); Formação em Psicanálise pela Fazenda Freudiana de Goiânia (1998-2000); Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (2008); Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2005).Tem experiência na área de Psicologia Clínica com crianças e adolescentes, incluindo a realização de Psicodiagnóstico; experiência na área de formação de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, especialmente nas áreas de Psicologia da Educação, Didática e Avaliação. Experiência em consultoria educacional e em Docência universitária. Foi coordenadora geral dp Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Estado do Tocantins em 2014 e 2015.

Publicado
2018-12-07