A INVESTIGAÇÃO DO PERFIL DOS ALUNOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A superação da dissociação entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico deve ser um objetivo permanente nos cursos de licenciatura. O presente estudo apresenta a adequação de uma metodologia própria do campo da Psicologia pelo professor de Língua Inglesa I, no curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Tocantins/Porto Nacional. Após o resultado de uma avaliação em que se verificou baixo índice de aprendizagem pelos alunos, o professor, junto à professora de Psicologia do curso, elaborou um questionário de verificação do perfil dos alunos, com vistas a verificar a quantidade e qualidade de leitura realizada, a motivação e/ou fatores envolvidos na realização (ou não) das leituras e o parâmetro de leitura considerado “ideal”. Os dados obtidos ampliaram o conhecimento do professor de Língua Inglesa acerca dos fatores sociais e psicológicos envolvidos no processo de aprendizagem e indicaram a necessidade de uma adaptação metodológica e avaliativa, na perspectiva multimodal.
Palavras-chave: Ensino Superior; Psicologia; Língua Inglesa.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).