TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM VIÉS PARA A INCLUSÃO DIGITAL NA EJA

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias. Inclusão digital. Comunicação e Informação.

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudos na idade apropriada. A EJA tem como objetivo garantir o direito à educação e escolarização e integrar o cidadão à sociedade tentando corrigir a exclusão. O artigo traz a temática “tecnologia da informação e comunicação: um viés para inclusão digital na EJA”. O estudo tem como objetivo principal compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para a EJA, enquanto modalidade que atenda a educandos trabalhadores e sua inclusão social e digital. Seguido dos objetivos específicos: conhecer o uso das tecnologias e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem; compreender como é feito o uso de TICs nas escolas nas turmas de EJA; entender a inclusão digital na vida dos alunos da EJA como viés. Diante da problemática apresentada: qual a importância da inclusão digital para os alunos da EJA, utilizamos a pesquisa bibliográfica a abordagem qualitativa. O aporte teórico está ancorado em autores, como, Lara, (2010), Miranda (2006), Silva (2010), entre outros. Percebemos que a educação por meio das ferramentas digitais torna realidade o sonho de muitos, possibilitando a atualização voltada ao mercado de trabalho das pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando criança e adentraram mais tarde na escola. Concluímos que EJA é de grande relevância, contribui para sociedade, dando condições ao sujeito na reconstrução do conhecimento e inclusão no mundo.

Biografia do Autor

Maria Sara Pereira Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pedagoga Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins).

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra pesquisadora em Educação, Doutoranda  em  Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT)  Bolsista CAPES doutorado sanduiche em Portugal.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora.  Professora Pesquisadora  na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-04-22