A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL

  • Maria Sara Pereira Lima
  • SILVANIS BORGES PEREIRA UNITINS
Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Democratização.

Resumo

É notável o crescimento da modalidade da Educação a Distância sendo utilizada na Educação Básica, Educação Superior, cursos livres entre outros. O enfoque desse estudo é analisar a democratização do ensino superior por meio da Educação a Distância (EAD) no Brasil, tendo como objetivo geral analisar essa modalidade e suas contribuições para a democratização do ensino superior no Brasil. Seguindo dos objetivos específicos: Discutir o conceito de Educação a Distância e sua legalidade no ensino superior; Descrever sobre as contribuições que a educação a distância trouxe para o ensino superior e seus desafios; Analisar o papel do professor e do aluno nessa modalidade de ensino. A pesquisa tem como problemática pesquisada quais as contribuições da educação a distância para a democratização do ensino superior no Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Foi utilizado no referencial teórico, autores como: ALVES, (2011), Nascimento (2019), Passos (2018), Prado; Rosa (2008) entre outros. A partir dos resultados, foi possível afirmar as contribuições que a EAD oferece a educação, abordando como a mesma vem democratizando o ensino superior. Concluiu-se que a Educação a Distância é uma modalidade que contribui para o ensino, além de que as novas ferramentas tecnológicas coadjuvam para o acesso educacional.

Biografia do Autor

Maria Sara Pereira Lima

Graduanda do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins). mariasaralima99@gmail.com

SILVANIS BORGES PEREIRA, UNITINS

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Educação Religiosa, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. 

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Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos