MONITORIA INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Kamilla Silva Pereira UFT
  • Raquel Castilho Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O presente texto reflete sobre a monitoria dos estudantes indígenas no ensino superior, de modo específico na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Apresenta uma breve retrospectiva histórica da educação indígena no Brasil e o processo de formação de professores, buscando compreender, por meio de registros bibliográficos, quais os anseios dos indígenas por uma educação de qualidade. A partir disso, destacam as demandas, experiências e dificuldades vivenciadas no meio acadêmico, a partir das reflexões obtidas por meio da monitoria indígena na UFT, no ano de 2017, no curso de Licenciatura em Filosofia. Este estudo possibilitou uma visão mais ampla sobre a importância de uma monitoria acadêmica para a formação de professores indígenas visando melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito universitário. Percebe-se a necessidade de estudos na área, uma vez que trabalhos abordando esse cenário ainda são pouco explorados nas instituições educacionais.

Biografia do Autor

Kamilla Silva Pereira, UFT

Graduanda em Licenciatura no curso de  Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Atuou como monitora indígena nos cursos de  Filosofia e Teatro nos anos de 2016, 2017 e 2018. 

Raquel Castilho Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Profa. efetiva e orientadora da Monitoria Indígena do curso Licenciatura em Filosofia e Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Psicologia. Mestre e Educação e doutoranda em Artes e Educação.

Publicado
2018-12-07
Seção
Relatos de Experiência