FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS: MEMÓRIAS E PROCESSOS

Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Formação inicial de professores. Direitos humanos. Formação de educadores em/para os direitos humanos.

Resumo

O presente relato de experiência apresenta um processo de formação de professores em/para os direitos humanos no curso de Pedagogia e demais licenciaturas da PUC - Rio, com recorte temporal entre 2013 e 2022. Esse processo vem se constituindo como espaço para produção de sentido e percepção dos direitos humanos pelos estudantes, para além da discussão teórica sobre o tema. A produção deste relato foi elaborada a partir da memória desse processo, objetivando reconhecer resultados emergentes a partir da fala dos estudantes e da análise das etapas de trabalho desenvolvidas nesse espaço de tempo. O texto evidencia a potencialidade desse processo formativo, na medida em que os estudantes exercitam a criatividade, a autoria e a autonomia na produção de oficinas pedagógicas de direitos humanos. O relato aponta, ainda, possíveis desdobramentos do trabalho na produção de materiais e atividades de extensão no campo da educação em direitos humanos.

Biografia do Autor

Renato Pontes Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor do Departamento de Educação da PUC-Rio e vice-líder do GEPEJA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e adultos, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu. 

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Publicado
2023-06-16