ECOFEMINISMO E O ENSINO DE BIOLOGIA: SEXISMO E ESPECISMO NAS FALAS DE ESTUDANTES VEGANAS

Palavras-chave: Ecofeminismo. Afetividade. Ensino de Biologia. Mulheres veganas.

Resumo

Partindo de considerações históricas que mostram a Ciência mais compatível com habilidades estimuladas na construção do gênero masculino, ressaltamos a importância de debatermos temáticas que aproximem o ensino da disciplina de Biologia ao feminino. Nesse sentido, nosso objetivo foi analisar indicadores de elementos ecofeministas nas falas de mulheres veganas sobre a natureza e as outras espécies animais. Para isso, foram aplicadas oito entrevistas semiestruturadas. Os relatos foram interpretados a partir da Análise Temática de Conteúdo. Os depoimentos mostraram aproximações afetivas das histórias das estudantes com a natureza e os animais.

Biografia do Autor

Valeria Santos Santana Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS; Pós-graduada em Ensino de Biologia e Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Vinculada ao projeto de pesquisa Métodos de produção de dados sobre vulnerabilidade e qualidade de vida (físico-psicológica, social e ambiental) no pós-pandemia da COVID-19. 

Alice Alexandre Pagan, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professora associada do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso FAPEMAT. Licenciada em Ciências Biológicas (UNEMAT 2002); Mestra em Educação (UFMT 2004) e Doutora em Educação, área: Ensino de Ciências e Matemática (USP 2009), tendo concluído pós-doutorado no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2018). Atuou na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e fez estágios de mobilidade junto ao Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Braga - Portugal (2007) e no Centro de Educação Científica e Tecnológica da Universidade Kwazulu-Natal em Durban, na África do Sul (2015). 

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Publicado
2024-02-21