O ENSINO DE HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO: NOVOS PROBLEMAS, MÉTODOS E ABORDAGENS

Palavras-chave: Holocausto. Ensino. Abordagem Metodológica. Direitos Humanos

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar um breve lastro acerca de como o Ensino do Holocausto foi e tem sido percebido em alguns países e quais instrumentos subsidiam esse ensino colaborando para o modo como o fenômeno é percebido por professores e estudantes. A partir de pesquisa bibliográfica o texto apresenta alguns recursos utilizados por instituições de educação formal e não-formal na tentativa de contribuir para que o ensino da temática se mostre mais coeso evitando controvérsias conceituais e, assim, estabeleça um diálogo  mais profundo com a sociedade, favorecendo um ensino que também esteja conectado com a Educação em Direitos Humanos. Pesquisadores da temática e Coordenadores de instituições que promovem o ensino da história do Holocausto, discutem os avanços e as crises nesse ensino apontando alguns aspectos que podem ser, em maior ou menor grau, fatores de impulso e∕ou contenção de um ensino coerente sobre o tema. As transformações que esse ensino sofreu ao longo do tempo e as diversas abordagens que o permeiam impactam diretamente na forma crítica e analítica como pesquisadores, professores estudantes e a sociedade em geral compreendem o fenômeno e o relacionam à historiografia do tempo presente tornando seu ensino um campo vasto de desafios. Ao final dessa investigação é possível concluir que os aspectos aqui apresentados e que envolvem esse tema social vivo tornam seu ensino, por vezes, mais difícil e complexo do que esclarecedor.

Biografia do Autor

Karl Schurster, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em História Comparada pela UFRJ e pela Universidade Livre de Berlim. Professor da Universidade de Vigo/Maria Zambrano de atração de Talentos Internacionais/União Europeia Nex Generation e livre Docente da Universidade de Pernambuco. Bolsista de Produtividade do CNPq. Autor de diversos livros e artigos sobre fascismos e Holocausto. Grupo de investigação em Tradução & Paratradução, na linha de investigação sobre os genocídios. 

Luzilete Falavinha Ramos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e colaboradora do Departamento de Educação do Museu do Holocausto de Curitiba. 

Referências

ARENDT, H. Eichmann en Jerusalén. Traducción Carlos Ribalta. Espanha: Lumen,2013.
FELICE, R. D. Mussolini, Turin: Einaudi, 1965.
GROSS, J. T. et al. (2002). Vecinos: El Exterminio de la Comunidad Judía de Jedwabne (Polonia). Espanha: Critica Editorial, 2002.
KEHL, M. R. Ressentimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
MITTNIK, P. Holocaust Studies in Austrian Elementary and Secondary Schools. Global Education Review, New York, 3 (3), p. 138-152, 2016.
MOSSE, G. L. Soldados Caídos: La transformación de la memoria de las guerras mundiales Traducción: Ángel Alcalde Fernández. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2016.
NOLTE, E. Der Faschismus in seiner Epoche: die Action française, der italienische Faschismus, der Nationalsozialismus. Alemanha: Piper,1971.
RAMOS, L.F.; WEISHOF, D. O Museu do Holocausto de Curitiba e a Promoção da Educação em Direitos Humanos. In: V Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, 2020, Coimbra. Anais Campinas∕Jundiai: EditoraBrasílica∕Edições Brasil∕Editora Fibra, 2021. p.310 - 320.
ROUDINESCO, E. A análise e o arquivo. Rio de Janeiro: Zahar,2006.
SILVA, F. C. T.; Schurster, K. Passageiros da tempestade: fascistas e negacionistas no tempo presente. Recife: Cepe, 2022.
SILVA, F. C. T.; SCHURSTER, K. A historiografia dos traumas coletivos e o Holocausto: desafios para o ensino da história do tempo presente. Estudos Ibero-Americanos v.42, n 2, p. 744-772. 2016.
SCHURSTER, K. O Fenômeno Nazi e o Impacto na Historiografia do Tempo Presente. Rio de Janeiro: Autografia, 2016.
SCHURSTER, K.; ARAÚJO, R. P. O ensino de história dos traumas sociais coletivos e dos temas socialmente vivos: trajetórias de um campo disciplinar. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v.14, n.36, p. e0108.
SCHURSTER, K.; GHERMAN, M. Como lidar com os fascismos hoje? Cadernos do Tempo Presente, v.11, n. 01, p. 03-15, jan-jun. 2020.
SCHURSTER, Karl; VÁZQUEZ, Óscar Ferreiro. Images du mal, représentation et paratraduction: les limites du traduire. Yuste Frías, José (Ed). Paratraducción (Número especial) Meta. Journal des traducteurs/Translators Journal. Vol. 67, n 3, 2022.
UNESCO. Holocaust education in crisis? - UNESCO and UN online panel discussion. Disponível em: : https://www.unesco.org/en/articles/holocaust-education-crisis-unesco-and-un-online-panel-discusses-challenges-and-opportunities Acesso em: 13 de fevereiro de 2023.
VITALE, M.; CLOTHEY, R. Holocaust Education in Germany: ensuring relevance and meaning in an increasingly diverse community. Fire: For International Research in Edication, Pennsylvania, vol. 5, Iss. 1, p.44-062, 2019.
Publicado
2023-06-16