AÇÃO AFIRMATIVA NOS CURSOS OFERTADOS PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Resumo
Este texto é sobre a inclusão de estudantes indígenas e quilombolas no ensino universitário como parte do processo de garantia de direitos para estas populações. Assim, o recorte aqui estabelecido é o programa de inclusão denominado Ação Afirmativa na UAB, na Universidade Federal do Tocantins. O Programa UAB/AF tem como foco incluir estudantes Indígenas e Quilombolas nos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil, projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que oferta cursos na modalidade à distância. A meta principal do Programa UAB/AF é aproximar e estabelecer vínculos entre a Universidade Federal do Tocantins e as comunidades quilombolas e indígenas do estado do Tocantins.
Referências
CASTORINO, A. Uma experiência com povos indígenas e quilombolas no curso de formação de gestores e conselheiros de cultura. In: MORAES, Nelson Russo de et al (Orgs.) Povos originários e comunidades tradicionais: trabalhos de pesquisa e de extensão universitária – volume 3. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.
DIAS DE OLIVEIRA, S. M., RAIMUNDO REYES, C., & BATISTA CASTORINO, A. (2021). Conversas com quem fala outra língua. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 438–462. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra – 29ª ed. 1987.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico de 2010. Biblioteca digital. Rio de Janeiro. Disponível em:
PONSE, L. C. Letramento Acadêmico Indígena e Quilombola: uma Política Linguística Afirmativa voltada à Interculturalidade Crítica. Dossiê • Trab. linguist. apl. 57 (3) • Sep-Dec 2018. Unicamp, SP. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/0103181386537 44444791>. Acesso em 08 de dezembro de 2021.
SANTOS, B. S. SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Thais C. Diversidade e Representação: Os(As) Quilombolas no Ensino Superior. Uberlândia, MG. 2018. Disponível em:
ZANELLA, B. De olho nos desafios da EaD, reitor e pró-reitor visitam comunidades no Jalapão. Palmas - TO, 2022. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).