DESAFIOS DA PESQUISA ETNOGRÁFICA COM POVOS INDÍGENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: APRENDENDO OUTRAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Palavras-chave: Educação. Covid-19. Indígenas. Tecnologias. Pós-graduação.

Resumo

Com o objetivo de tratar os impactos causados pela pandemia na pós graduação stricto sensu, mais especificamente nas pesquisas desenvolvidas por alunos de mestrado, é que se propõe a compartilhar uma experiência, que com toda certeza é um dos tantos casos que precisou se reinventar durante a pandemia da covid-19. Neste intuito é apresentado o percurso metodológico, desde o projeto apresentado na seleção para entrada no curso em 2020 até o desfecho final com a defesa do estudo realizado. Neste espaço de reinvenções se dá destaque ao uso das tecnologias tanto para o ensino, pesquisa e extensão que se constituem elementos da formação na pós-graduação. Por fim é possível afirmar diante desta reflexão, que mesmo diante de uma adversidade letal, onde todos corriam riscos de contaminação, foi possível realizar a pesquisa com a qualidade exigida pelos rigores científicos e outros olhares que o cenário exigiu.

Biografia do Autor

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduada em Pedagogia (UFMT), Mestrado em Educação (UFPR), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (UNB), Pós-doutorado em Estudos de Gênero (UNAM-México). Professora Adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Gisele Moura de Jesus, Secretaria Municipal de Educação de Campo Novo do Parecis-MT

Graduada em Matemática (UNEMAT), Mestrado em Educação (UNEMAT). Professora efetiva SME/ Campo Novo do Parecis-MT.

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Publicado
2023-04-04