ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DURANTE A PANDEMIA
Resumo
O Estágio Supervisionado, prática obrigatória nos cursos de licenciatura, durante a pandemia da Covid-19, passou por diferentes adaptações para se adequar ao novo cenário, exigindo esforços dos envolvidos para que fosse realizado com êxito e possibilitasse a superação dos desafios encontrados ao longo do processo. Nesse contexto, este trabalho objetiva discutir a experiência de uma faculdade com o Estágio Supervisionado durante a pandemia, mostrando que é possível levar adiante as práticas de estágio e ultrapassar os desafios impostos. Quanto à metodologia, contamos com uma pesquisa bibliográfica, documental e online, a partir da aplicação de questionários para graduandos em Pedagogia. Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Com base na análise dos dados, os resultados demonstraram que, mesmo em momentos de incerteza, o estágio pode ocorrer com qualidade, basta que os estagiários estejam abertos à mudança e dispostos a encarar novos desafios.
Referências
BIANCHI, Ana Cecília de Morais; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de Orientação: estágio supervisionado. Cengage Learning, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei 9394/96. MEC/SEF, 1996.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em 20 de fevereiro de 2021.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Vozes, 2012.
CORRÊA, Cintia Chung Marques. Formação de Professores e o Estágio Supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, e29817, p. 1-15, 2021.
EUGÊNIO, Fernanda. De como olhar onde não se vê – ser antropólogo e ser tia em uma escola especializada para crianças cegas. In: Velho, G. & Kuschnir, K. (Orgs.). Pesquisas urbanas – desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho et al. Estágio Curricular Supervisionado de Matemática no contexto da pandemia da Covid-19. Pesquisa e Ensino, v. 2, n. 1, p. 1-27, dez. 2021.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. Cortez, 1991.
FREITAS, Daniela Amaral Silva; MAIOR, Paulo Roberto Souto; Nascimento, Wilson Elmer. Estágio Obrigatório e Ensino Remoto: o que temos a aprender? Cadernos de Estágio, v. 2, n. 2, p. 84-94, abr. 2020.
GRIGOLI, Josefa. Aparecida. Gonçalves. et al. A Escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 237-256, jan./abr. 2010.
GUEDES-PINTO, A. L.; FONTANA, R. A. C. Professoras e estagiários-sujeitos de uma complexa e" velada" relação de ensinar e aprender1. Proposições, v. 12, n. 2-3, p. 141-151, 2001.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
MONTEIRO, Karine Ferreira; GAIO, Victoria Mottim; SOUZA, Graziela Ferreira. O Ensino Remoto e o Estágio Supervisionado em Gestão na Educação Básica: um caminho possível? Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 4, p. 1-20, abr./jun. 2021.
MOREIRA, Jefferson da Silva. Implicações do Estágio Supervisionado na Constituição da Identidade Profissional: relato de experiência. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v1, n. 2, p. 375-391, out./dez. 2020.
PELOZO, Rita de Cassia Borguetti. Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto Mediação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 5, n. 10, p. 1-7, jul. 2007.
POERSCH, Kelly. Gabriela; FUCHS, Mariele Josiane; PADOIN, Eduardo. O Estágio de Docência em Matemática em Tempos de Pandemia: relatos e reflexões. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2021, Pelotas. Anais. Pelotas, UFPEL, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/062.pdf. Acesso em: 25 de dezembro de 2021.
PROENÇA, Marcelo Carlos de; MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; OLIVEIRA, Ana Beatriz de. Estágio Supervisionado no Contexto do Ensino Remoto: análise da visão de futuros professores de matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-21, dez. 2021.
SANTOS, Elaine Maria, SILVA, Walisson Isidoro e MENDES, Alano Alves. Ensino Remoto e o Estágio Curricular em Língua Inglesa: relatos de caso do CESAD-UFS. Revista Científica do IFAL, v. 11, n. 1), p. 1-17, nov. 2020.
SILVA, Rejane Conceição Silveira da; LAURINDO, Debora Pereira. Cartografia de redes de conversação entre os profissionais da educação básica e superior nos estágios e práticas de formação docente. Revista Brasileira de Educação, v. 26, n. e2600502021), p. 1-19, dez. 2021.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo e FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino Remoto Emergencial e o Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura no Cenário da Pandemia Covid 19. Rev. Tempos Espaços Educ., v. 13n. 32, p. 1-20, jan. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).