VALIDAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL PARA CONTEXTO DE ENSINO INDÍGENA REALIZADA POR UM COMITÊ AD HOC
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados da validação de um produto educacional bilíngue (português e Nheengatu), da área de informática, desenvolvido para estudantes de um contexto educacional indígena. Os procedimentos teórico-metodológicos envolvem a constituição de um comitê Ad hoc, composto por quinze avaliadores, da área de design, computação e falantes da língua indígena Nheengatu. A análise foi realizada por meio de questionários qualitativos, com uso do método de análise de conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados demonstraram a efetividade do produto quanto à clareza e à pertinência dos itens avaliados, evidenciando as categorias design, infografia e tipografia como os principais aspectos a serem ajustados na proposta. A validação do produto buscou enfatizar a inclusão dos grupos vulneráveis, especialmente, dos estudantes indígenas para que ingressem e permaneçam no sistema educativo formal, promovendo o princípio de igualdade de acesso e melhoria na qualidade das aprendizagens.
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