VALIDAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL PARA CONTEXTO DE ENSINO INDÍGENA REALIZADA POR UM COMITÊ AD HOC

Palavras-chave: Ensino. Tecnologia Educacional. Educação inclusiva.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados da validação de um produto educacional bilíngue (português e Nheengatu), da área de informática, desenvolvido para estudantes de um contexto educacional indígena.  Os procedimentos teórico-metodológicos envolvem a constituição de um comitê Ad hoc, composto por quinze avaliadores, da área de design, computação e falantes da língua indígena Nheengatu.  A análise foi realizada por meio de questionários qualitativos, com uso do método de análise de conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados demonstraram a efetividade do produto quanto à clareza e à pertinência dos itens avaliados, evidenciando as categorias design, infografia e tipografia como os principais aspectos a serem ajustados na proposta. A validação do produto buscou enfatizar a inclusão dos grupos vulneráveis, especialmente, dos estudantes indígenas para que ingressem e permaneçam no sistema educativo formal, promovendo o princípio de igualdade de acesso e melhoria na qualidade das aprendizagens.

Biografia do Autor

Bruno da Silva Andrade, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Mestre em ensino tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Especialista em Informática na educação pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o IFAM. Graduado em Licenciatura plena em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ensino médio pela Escola Agrotécnica Federal do Amazonas. Atuou como Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus São Gabriel e é Membro do Grupo de Pesquisa de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino do IFAM. Atualmente, trabalha como professor de informática e robótica pelo grupo Nilton Lins.

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino e Doutora em Linguística (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora EBTT Instituto Federal do Amazonas. Campus Manaus Centro - Manaus- AM – Brasil.

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Publicado
2024-01-15