TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavras-chave: Trabalho Pedagógico. Educação Profissional e Tecnológica. Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

A tecnologia digital possibilita produção do conhecimento voltadas a uma formação humana integral, bem como permite versatilidade no trabalho, tanto dos professores quanto dos estudantes, tornando o estudo personalizado, ativo e cooperativo. Assim, este artigo objetiva conhecer sobre o trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a refletir sobre como a integração dessas tecnologias contribui para o protagonismo dos estudantes no processo educativo. A partir do fundamento teórico e metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos, o texto está dividido em três seções. Na primeira, apresenta-se o referido fundamento. Após, discorre-se sobre a concepção de trabalho pedagógico adotada. A terceira seção compõe-se de reflexões sobre como o trabalho pedagógico, com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pode promover o protagonismo dos estudantes. Conclui-se que as TICs fazem parte dos contextos sociais vivenciados pelos sujeitos e não se pode mais desconsiderar este aparato no trabalho pedagógico dos professores.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação (UNISINOS). Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI). Especialista em Mídias na Educação (UFSM). Graduada em Pedagogia (Uniasselvi). Graduada em Psicologia (UNIJUI). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Estágio pós-doutoral (UFPEL). Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI). Especialista em Literaturas em Língua Portuguesa (UNIJUI). Graduada em Pedagogia e Letras (UNIJUI). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcos Jose Andrighetto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutorando em Educação (UFSM). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Especialista em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (IFRN). Graduado em Gestão Pública (UNIJUI). Licenciado em Pedagogia (UNICV). Licenciado em Ciências Sociais (FAEP). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de et al. O currículo na cultura digital e a integração currículo e tecnologias. In: CERNY, Roseli Zen et al. (Orgs.). Formação de Educadores na Cultura Digital. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017. p. 383-410. Disponível em: https://nup.ced.ufsc.br/e-books/. Acesso em: 08 jul. 2020.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinville: Univille, 2006. p. 79-99.

ANDRIGHETTO, Marcos José et al. Projetos pedagógicos das licenciaturas no contexto dos IFs gaúchos: uma análise das referências a trabalho pedagógico. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2021.

ARAÚJO, Marcus de Souza. Ensino-aprendizagem com tecnologias digitais na formação inicial de professores de inglês. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 3, n. 57, p. 1590-1614, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v57n3/0103-1813-tla-57-03-1590.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015.

BATES, Anthony Willian Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BES, Pablo. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5478-24-junho-2005-537577-norma-pe.html. Acesso em: 16 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei n.º9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2008.

CASTAMAN, Ana Sara et al. Práticas pedagógicas inovadoras: considerações de experiências na educação profissional e tecnológica. VIII Anais do Evidosol/Ciltec (Edição 2019), Belo Horizonte, V. 8, n. 1, p. 01-07, nov. 2019.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Práticas pedagógicas: experiências inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 21, n. 68, p. 393-408, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27144/24764. Acesso em: 11 mar. 2021.

CARVALHO, Thaís Carneiro; DEROSSI, Caio Corrêa; FONSECA, Karla Helena
Ladeira. Educação emancipatória: uma aproximação entre os conceitos de Paulo
Freire e István Mészáros. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 405-424,
2021.DOI: 10.19180/1809-2667.v23n22021p405-424. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16010 .Acesso
em: 05 out. 2022.

CIAVATTA, Maria. O trabalho como princípio educativo: uma investigação
teórico-metodológica (1930-1960). Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1990.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2015.

FARIAS, Itamar Mazza. O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p.139-155, jan. 1995.

FERREIRA, Liliana Soares. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Revista Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 39, n.1, p. 103-111, Jan.-Mar., 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/issue/view/1190. Acesso em: 06 set. 2022.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico na Escola: sujeitos, tempo e conhecimento. Curitiba: CRV, 2017.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade [online]. v. 43, n. 2, p. 591-608, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 23 nov. 2022.

FERREIRA, Liliana Soares. Educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Sul. Curitiba: CRV, 2020a.

FERREIRA, Liliana Soares. Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250006, p. 1-18, 2020b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5RT6P594sk7ccDp6NKYX6qK/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 23 nov. 2022.

FERREIRA, Liliana Soares; BRAIDO, Luiza das Silva; DE TONI, Dulcineia Libraga Papalia. Pedagogia nas Produções Acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: Análise dos Movimentos de Sentidos. Revista Cocar, Edição Especial, n. 8, p. 146- 164, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3052. Acesso em: 23 nov. 2022.

FERREIRA, Liliana Soares et al. Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica nos institutos federais gaúchos em tempos de pandemia. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2022.

FERREIRA, Liliana Soares; CORRÊA, Marcos Britto; ANDRIGHETTO, Marcos José. Uma análise de teses e dissertações sobre universidade no Brasil: sentidos, historicidade e contradições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. 1-23, abr. 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8664163. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664163. Acesso em: 23 nov. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial, out. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/ynppThv4sMqrxDRg8XLxjqv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2022.

GIRAFFA, Lucia Maria Martins. (Re)Invenção Pedagógica?: Reflexões acerca do uso de Tecnologias Digitais na Educação. Porto Alegre: EdiPUCRS. 2012.

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Projeto pedagógico de curso técnico em comércio: modalidade PROEJA. 2012. Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/PPC-PROEJA-em-Com%C3%A9rcio-2012.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

INOCENTE, Luciane; TOMMASINI, Angélica; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 7, n. 2, p. 1-10, Out. 2018.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2015.

KUENZER, Acácia Zeneida; AZEVEDO, José Clóvis. O trabalho docente no ensino médio e na educação profissional e tecnológica: a politecnia como possibilidade na experiência do Rio Grande do Sul. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2021.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução: Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; CALHEIROS, Vicente Cabrera; MARASCHIN, Mariglei Severo (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2020.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O trabalho pedagógico na EPT mais uma vez convocado. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2021.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. A inserção histórica das técnicas no trabalho pedagógico da educação profissional e tecnológica. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2022.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Tradução: Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MARASCHIN, Mariglei Severo; SILVEIRA, Rozieli Bovolini; WINTER, Shirley Bernardes. Trabalho pedagógico crítico em disputa na educação profissional. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2022.

MARTINELLI, Dante Pinheiro; NIELSEN, Flávia Angeli Ghisi; MARTINS, Talita Mauad (Orgs). Negociação: conceitos e aplicações práticas. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.

MOLL, Jaqueline. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

MOLL, Jaqueline; REICHWALD JR, Guilherme. O trabalho pedagógico no PROEJA: escutas sensíveis e novas tessituras institucionais. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2020.

MORAN. José Manoel. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MOREIRA, José António; MONTEIRO, Angélica Maria Reis. Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 45, p. 379-397, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1891/1792. Acesso em: 05 jul. 2020.

MUNHOZ, Antonio Siemsen. Aprendizagem ativa via tecnologias. Curitiba: InterSaberes, 2019.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade, v. 21, n. 70, abr. 2000.

ORSO, Paulino José. A importância da teoria pedagógica histórico-crítica para a educação profissional e tecnológica. In.: FERREIRA, Liliana Soares; ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; CALHEIROS, Vicente Cabrera (Orgs). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2022.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

PRENSKY, Marc. Teaching digital natives: partnering for real learning. California: Corwin, a Sage Company, 2010.

PRETTO, Nelson de Luca; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In.: PRETTO, Nelson de Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 75-83.

RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas tecnologias da informação e comunicação. Recife: IFPE, 2016.

ROSSI, Rafael; ROSSI, Aline Santana. Educação escolar e formação de professores: a prática da crítica e a crítica da prática. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2020.

SANCHO, Juana M.; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para Transformar a Educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2013.

TOMMASINI, Angélica et al. Um diálogo tecnológico: entre práticas educacionais a constituição do aluno cidadão. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 6, n. 11, p. 1-10, Out. 2017.

TOMMASINI, Angélica et al. O uso de aplicativo educacional na Educação Profissional e Tecnológica: o que os dados revelam. Anais do II Congresso de Tecnologia da Informação IFSUL Passo Fundo. 2019. Disponível em: https://congressoti.passofundo.ifsul.edu.br/flipbook/anais/2019/pdf/anais.pdf Acesso em 08 de Julho de 2020.

VIDAL, Odaléa Feitosa; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 722-749, abr./jun. 2020.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. v. I. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
Publicado
2024-04-22