DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: MAPEAMENTO

Palavras-chave: Educação Especial. Mapeamento de Publicações. Políticas Educacionais.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um exercício de escrita acadêmica proposto a recém-mestrandos, por meio da técnica de Mapeamento Teórico. A temática selecionada foi a política educacional inclusiva com o aporte teórico dos documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996), a Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). A seleção resultou em 20 artigos, limitados entre 2012-2022, publicados em revistas Qualis A ou B. O resultado revelou pelo menos dois aspectos: (i) políticas públicas, embora tenham ampliado o alcance de atendimentos como documentos, o contexto apresentado para a efetivação dessas ações ainda se mantém restrito a limitações de estrutura e de formação de profissionais, entre outros obstáculos; (ii) o mapeamento demonstrou ser uma ferramenta para o aprimoramento de procedimentos de síntese e análise crítica das publicações realizadas por recém-mestrandos.

Biografia do Autor

Lilian Ramos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva (Anhanguera-Uniderp), Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (PUCC), atualmente Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)

Thiago Santos Cintra, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)

Pós-graduado em Educação Matemática, Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (IFBA), atualmente Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA).

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)

Pós Doutora em Análise Crítica do Discurso, Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). É professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA).

Sandra Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)

PhD em Educação Matemática pela University of London, Pós-Doc pelas Universidade de Lisboa (2006) e de Salamanca (2019), professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA).

Vera Lucia Merlini, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora adjunta, dedicação exclusiva, da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC-BA).

Referências

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Publicado
2023-11-09
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência